quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Primeiro dia de Comunidade,Praia Évora.

































Os dias de Comunidade...
Bom os dias de comunidade, para além de todos os dias,porque passávamos quase 24h juntos, eram as segundas feiras.E chovia sempre.Mas chovia sempre, o que nos impediu em grande parte de conhecer algumas praias da ilha e explorar mais um pouco,ficando pela cidade e descobrindo outros tesouros.
Eram dias em que supostamente, deveríamos descansar.Relaxar, não falar de trabalho...e estar os cinco, com bom feeling de preferência.Nem sempre aconteceu, mas foram dias mais calmos, onde pudemos abrandar o ritmo.
Recordo este dia de comunidade, porque foi o primeiro, e o que mais gostei,estávamos ainda muito verdes.
Tomámos o nosso primeiro pequeno almoço no Mira rio, o café lá da zona...e um café soube a luxo!Uma coca cola era uma preciosidade...ovos mexidos com fiambre!Mas não havia pão, não fossemos nós providos de farnel...
Mesmo a chover, quisemos apanhar boleia para a praia Évora e lá fomos.O que encontrámos, foi uma vegetação densa e a cair sobre a praia.Foi uma descoberta incrível...e mesmo debaixo de chuva mergulhámos pela primeira vez nas águas da Ilha.
Virei-me finalmente de frente para a ilha e de costas para o mar, querendo distanciar-me de terra...e fiquei ali a ouvir a chuva a bater no mar.Que paz.
As praias são recantos secretos da ilha, nem sempre de fácil acesso, o que as torna muito especiais, pelo silêncio e pelo estado imaculado em que se encontram.
Ao longe uma canoa, arrisquei acenar e chamar e vieram mesmo.Aproximaram-se de nós, ao abeirar-me vi que tinham búzios do mar, comprei 2kg, por 40.000 dobras, (2euros) e imaginei logo o arroz de búzios para o jantar a fumegar na panela, com bastantes coentros e malagueta.
Regressámos a casa debaixo de chuva, apanhando cacau, entre outras frutas...falando com as pessoas, dançando o "Bela, no meio da estrada...e claro para finalizar os poucos metros que faltavam a entrada da cidade, apanhámos boleia de uma carrinha a cair de velha...mas que nos deixou á porta de casa.
Depois de um banho, para tirar o sal,,,pus mãos nos tachos...e para arranjar os búzios que tinham uma unha que picava e lá fomos pedir ajuda à Maria do Carmo...a vizinha do lar de idosos.E ela com grande desenvoltura arrancou-as todas...
Ficou malandro e uma delícia.Acendeu-se uma vela,cantou-se uma canção...e o dia chegou ao fim.
Eu sabia bem melhor agora que estava sim, numa ilha encantadora e com tanto por descobrir.
O primeiro de muitos dias de comunidade, foi este.





Sem comentários: