quarta-feira, 2 de julho de 2014

A realidade de Luanda.Dói.








Choca, não choca?Faz impressão?
Ela existe, vive aqui mesmo, em Talatona. Paredes meias com o Luxo envernizado.
A menina queimada, como todos lhe chamam.O nome ninguém sabe.Para muitos é amaldiçoada.Nem se aproximam.Vagueia pelas ruas, parques de estacionamento...pede esmola.Impedida de ir à escola.Parece que sentem medo dela.Assusta as crianças.Que não consegue ver bem, para estudar.Aqui é assim.
Um País cheio de riqueza e tão mal distribuída.
Que sentimentos se geram dentro de mim...quando me deparo com esta disparidade?
O que me apetece fazer, saltar do carro blindado e abraçar esta criatura, falar com ela, não ter medo, mostrar ao mundo, que ela tem beleza e uma alma.E nunca mais voltar atrás.
É uma criança, já nasceu pobre.Sofreu uma queimadura grave.O pai morreu.A mãe não a pode tratar e a situação foi-se agravando numa infecção sem fim.Uma marca para toda a vida.Fora as outras que não se podem ver, fruto desta mesma marca física.Quantos insultos?Quantas injustiças?
Mas a pior infecção é a mentalidade tacanha e absurda de quem foge dela com medo da maldição.Como pode tanto luxo, ser recheado de ignorância?De vazio.
Eu sabia, que mais tarde ou mais cedo, nesta cidade ia esbarrar com este tipo de situações que me revoltam profundamente e me fazem querer largar tudo, e viver ao lado destas crianças.
Se alguém quisesse, com um só gesto, podia ajudar esta criança...a recuperar parcialmente, num ápice.Pelo menos para ir à escola e aprender.Fazer amigos.Sentir-se viva.Mas ao invés disso, gastam-se fortunas em futilidades...que a mim nada me dizem.Uns sapatos da Prada, pagam o tratamento a uma queimadura destas.Uma mala da Dior.
O que me diz alguma coisa, é o Deus que habita nesta criança e me prende os olhos na beleza que encontro nela.Assim mesmo.
O essencial é invisível aos olhos.





E para os mais sensíveis, desculpem, mas este blog sempre mostrou a verdade...chocando ou não.
Um dia vou dedicar-me todos os dias, anos a fio a estas crianças.Causas.Dores.Eu sei que vou.







Sem comentários: