quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Os rostos e os lugares dos reencontros



Lisboa


O reencontro com a minha cidade...foi calmo e demorado.A sua beleza fala-me.Senti que me recebia...de certa maneira com a sua luz e charme.Eu habituada a terra vermelha e largos campos...onde corria a liberdade nua e crua.Troco tudo isso, por luzes intensas, correrias, movimento.




Ainda em Lisboa, foi das primeiras pessoas a reencontrar...a Analu, sempre igual a ela mesma.Preparamos um jantar a duas para conversar sem limites, dar conta das mudanças e novidades.E gosto tanto quando o fazemos juntas, pois sinto que ela me puxa há terra...eu que sou sonhadora e utópica.Ainda assim muita da minha utopia, se tem tornado em realidade.

Porto



Chegada ao Porto,visitei a Ir.Beta, que bem procurou a mataquenha no meu pezinho, mas ela resolveu fugir.
 Uma forca de missão, que me inspirou em muito com o seu testemunho de vida.
As horas com ela parecem não passar.E depois resta apenas abrir o coração...
Ri e chorei.Recordei e temi, libertei...sai leve e a sorrir.






A viagem para o Porto, era um momento esperado, reencontrei uma família que ali se mantém de braços abertos para mim, sempre.O meu Juca, que já anda e tem uma vontade muito sua...o meu Gil e a minha Clara, que me povoam o pensamento quando estou longe.
Ajudar nos preparativos do casamento, foi um momento forte, em que me deliciei com a sua forma simples e original de fazer as coisas, de organizar, de pensar e sentir.
Foi dos casamentos mais bonitos em que pude estar e sentir que o AMOR existe.Realiza-se dia a dia no que vai sendo mais duro e por isso se torna belo.
Apesar dos dias chuvosos e frios, o maior calor, reside ali quando nos abraçamos de novo.Na chegada ou na partida... eles os 3 são,o meu "Porto".

 

Braga









Do Porto, segui para Braga, para abraçar outra família.Mais um sobrinho emprestado.
A minha Marcia mudou-se para esta linda cidade faz quase um ano e fui com ela descobrir todos os recantos que fazia tempo não mergulhava neles.Uma cidade onde se vive e ainda se respira.Cheia de historia, de luz e arte.Perdi-me pelo labirinto das ruelas e olhei Portugal de perto.Voltei ao sabor de um café e dois dedos de conversa.Ora chuva, ora sol...assim iam os dias.
O rebento Gustavo levou uma banhoca dada por mim, dançou, reclamou, riu-se...e as conversas foram noite dentro...ao redor da lareira.A vida muda, os lugares por onde andamos mudam, mas nos não.Na barriguinha uma menina vem a caminho...e vai ser linda como o pai e a mãe.
Pude acompanhar de perto a sua rotina.E sentir muitas saudades do tempo em que o tempo era todo nosso.



 Lisboa




 Voltei a Lisboa, e fui visitar o casal mais recente, a Erika e o Paulo.Infelizmente não pude ir ao casamento, mas o convite chegou a Moçambique.Meu companheiro da primeira ida a Taizé.Cheguei a visitar o barco da marinha onde estava...em terra ou no mar, sempre nos comunicamos.Partilhamos um jantar por ele preparado, deliciosamente saudável e um vinho alentejano.Depois foi ver as fotos maravilhosas do casamento.E senti como se sente o começo de uma vida a dois, num compromisso para toda a vida.




Alentejo
 












O meu doce Alentejo, onde me reencontro com boa parte da família e com as origens.Aquelas que me dizem mais.
A família de sangue, ali se mantém.
Voltar ali será sempre, abraçar o meu Pai.E isso nunca posso deixar de fazer.O meu coração há-de sempre levar-me a esta terra que amo.
O branco das casas, o azul do céu em dia de sol...e o verde dos campos,um quadro que guardo.
O tocar do sino...e todas as memorias da infância.O calor de um lume lutando com o ar gélido da noite.
Os sabores aos quais tento resistir...mas não consigo.
E as surpresas que sempre me reserva esta terra, em dias de festa.
Uma calmaria que não tem igual...só eu sei porque, sinto tanto prazer caminhar devagarinho e olhar os olhos de casa um, rua acima, rumo ao castelo.
Na despedida a promessa de voltar em breve...agora pelo Natal.


 Lisboa

 

E de volta a Lisboa novamente, um encontro que não podia esperar mais, o meu Paulinho.Aquela figura mítica da minha vida.Assim que o vi, pensei, há coisa que não mudam e ainda bem.Parece que nos vimos ontem, começamos logo a gozar um com o outro e a rir.Factor alias que aconteceu com todas estas pessoas.E quando isto acontece...a amizade vale uma vida inteira.
O gosto pela musica, a fotografia, o surf, a aventura dos sentidos continua a fazer dele um ser único e que admiro, que me despertou em muito para tantas coisas.
Agora a morar longe, desta cidade onde crescemos, vemo-nos pouco...mas há coisas que jamais morrem.



Sabe-me bem este regresso.Ainda com o panorama negro do nosso Portugal, eu pertenço aqui.E como me faz bem ver os que amo, a evoluir e a mudar as suas vidas para melhor...enquanto eu, vou indo pelo mundo e dando aso aso meus sonhos.
Resta agora saber, nesta onda de reencontros...quem será o próximo?
Seja quem for, será muito bem vindo a este coração...saudoso de quem o sabe ver com olhos de ver.


Sem comentários: