domingo, 3 de junho de 2012

O dia da criança.O dia de todos nós.























Aquele que disser que já não é criança, mente.
Todos nós em algum momento, deixamos transparecer essa criança eterna que fomos e seremos até ao fim dos nossos dias.
Confesso que tenho encontrado pessoas que não estimulam essa criança interior, não a alimentam, me parecem mortas á partida, mas basta encontrar o truque que a vai despertar e deixá-la sair.Quero acreditar.
É ainda criança, quem tem a capacidade de sonhar, de ver as coisas simples da vida, de colocar beleza nos próprios olhos e nos olhos dos outros.Aquele que sabe fazer de pequenos nadas, o tudo de alguém.Quem ainda sabe brincar com a vida e sorrir por quase nada.Quem sabe ouvir uma criança e levá-la a sério, porque os sonhos de uma criança são os mais sérios do mundo.Ali começa tudo.
No meio das crianças, sempre foi e será sempre o meu lugar, mais do que nenhum outro.Sou como peixe na água.É essa a minha praia.
Aqui me vou vendo crescer e a aprender.No meio deles, com as suas perguntas ás vezes dificéis, com as suas birras e reacções imprevistas,com as suas magias...e dilemas, mas que me fazem rir e sonhar.
São os dias e os meses que correm, neste ano de 2012, e são eles, os meus Konguitos que me vão marcando, mais do que ninguém.
É por crianças,com quem há muitos anos trabalho, que deixei tudo para trás, aprendi a viver com muito pouco,a descobrir o mundo, mas mais do que tudo, a saber fazê-los felizes.É esse o meu objectivo.E ao fazer alguém feliz...podemos adormecer a cada dia em paz.
Os adultos, são muitas vezes difíceis de agradar, mas as crianças não.Qualquer brilho as prende.E de brilhos está cheio o mundo.Basta olhar á minha volta, que encontro o motivo para as fazer voar comigo.Mantenho por isso bem aceso esse lado, da fantasia que se cultiva na infância e recuso-me a perdê-lo.Isso faz o meu coração bater.Isso deixa-me mais perto do mundo...e mostra-me o que realmente me tornei como pessoa, como mulher, como amiga e sonhadora.Completa-me.Preenche-me.Porque a eles os completo e os preencho.
O dia da criança, por aqui, foi preparado com muita ansiedade e entusiasmo.
O dia antes, não parei um segundo.Havia aquele sentimento no ar, por toda a cidade, em que todos procuravam que as suas crianças, tivessem o mínimo nesse dia.O mínimo que as fizesse feliz.Fossem uns sapatos, umas trancinhas novas, umas missangas coloridas, um doce.Também houve quem não tivesse nada por parte da família.Mas aí, entramos nós, a escolinha.E todos tiveram direito ao seu saco, com 1 brinquedo, doces, um lápis, e mimos de muitas cores, que a eles os encanta.Fazê-los conscientes que são crianças e têm direito a brincar, a estudar, a serem respeitados e não explorados...ou maltratados.E que existe um dia, em que eles são o centro e podem festejar e exprimir essa alegria livremente.
Aquelas horas, foram tão felizes.Todos vestidos de igual.Todos ansiosos para mostrar aos pais o que preparamos durante  meses.Um música, um poema, um teatro.Eles sorriam.Abraçavam-me.Foi um bom momento de contacto com as suas famílias.Há pais fantásticos e outros que nunca aparecem.Há de tudo.
Estes dias, vão marcá-los para o resto da vida.
Depois das actuações,do almoço e da distribuição das prendas...as crianças começaram a deixar a escola e a ir para casa.A festa não terminou por ali.
A maravilhosa equipa desta escola, continuou a sua festa.Como crianças que ainda somos...e pelas que ajudamos a crescer diariamente, mergulhamos no centro da cidade, a cantar e a dançar,trajadas a rigor, cheias de cor, até o sol se esconder.A verdadeira alma Moçambicana.
Foi um momento muito bom de equipa, que nos ajuda a trabalhar mais unidas.Houve música Moçambicana, houve dança, houve abraços, uma caminhada pelo campo e um sentimento de dever cumprido.Pelo dia, pela festa,por nós e por eles.A cidade estava ao rubro com crianças por todo o lado.Comecei o dia a sorrir e terminei o dia a sorrir.
A caminhada continua.Faltam ainda 6 meses de aulas, plenos de luta, trabalho, festa e evolução, acredito.Como poderia eu, não estar aqui?
E no fim fica, só pode ficar a satisfação enorme e inigualável, de termos sido um marco na vida destes meninos.Para sempre.Como um dia alguém foi na minha vida...e continua a ser, um marco, uma referência, um modelo, uma inspiração.
Recordo como não podia deixar de ser, o meu Pai, que mais do ninguém tinha essa criança interior bem viva.E é por isso que hoje, sou esta menina/mulher...que sonha, vive e flutua nos sonhos que criou em criança.

=)

Sem comentários: