sábado, 5 de maio de 2012

Ritinha













A Ritinha, anda pela escolinha.Agora vejo-a todos os dias.
Agora que a mãe já vem trabalhar, passa o tempo nas suas costas, a dormir.
Também eu aprendi a fazer "neneca", ou seja, a trazer nas costas uma criança, de forma segura.Todas as mulheres em África, o fazem...e assim, estas crianças passam os primeiros tempos de vida, até saberem andar.
A Ritinha, passou boa parte de uma manhã nas minhas costas e esteve tão confortável.Dormiu, refilou,fez-me festinhas nas costas, puxou pelas minhas tranças...e o melhor de tudo é sentir o seu coração a bater junto ao meu.Cantei...e ela sentiu.
As suas expressões vão mudando...vejo-a expressiva e cada vez mais linda.Quando me for embora, a Ritinha terá 9 meses...até lá, vou vendo este milagre que é crescer.Estamos ligadas para o resto da vida, pelo nome e muito mais.
Quando tiver um filho, vou andar com ele assim,nas minhas costas e regaço, com capulanas lindas que hei-de trazer daqui...a fazer lembrar estes dias maravilhosos no meu, Moçambique.
Tanto, que ficará.




Sem comentários: