sábado, 19 de maio de 2012

As coisas simples.






As que mais gosto.As que me enchem.As que procuro constantemente.
Acordar com sol na janela.Ter dois meninos pendurados no parapeito, para dizer bom dia.Ver uma borboleta de cor única e pensar que veio só para eu a ver.Ter a Ritinha nos meus braços e vê-la crescer (e chorar também!)
Ter o quintal cheio de criançada a rebolar na relva, a cantar,dançar e a sorrir.Um bolo e o cheirinho que deixa pela casa.Café.Uma leitura antes de dormir.Mergulhar no mercado e encher os sentidos de cores, cheiros, sabores.Comprar uma mão cheia de amendoins e vir a comer para casa, deitando as cascas pelo caminho.Ver os meus alunos a ler as primeiras, letras, palavras, frases.Passo a passo.Do velho fazer novo.Fazer alguém feliz, dando-lhe o que nunca teve,uma casa.Vencer os obstáculos com muita classe e sem medo algum!Saber discernir o que me faz de facto falta...ou não.
O prazer simples de estar viva e trazer vida aos que me rodeiam.
Viver é uma peripécia. Um dever, um afazer, um prazer, um susto, uma cambalhota. Entre o ânimo e o desânimo, um entusiasmo ora doce, ora dinâmico e agressivo.
Viver não é cumprir nenhum destino, não é ser empurrado ou rasteirado pela sorte. Ou pelo azar. Ou por Deus, que também tem a sua vida. Viver é ter fome. Fome de tudo. De aventura e de amor, de sucesso e de comemoração de cada um dos dias que se podem partilhar com os outros. Viver é não estar quieto, nem conformado, nem ficar ansiosamente à espera.
Viver é romper, rasgar, repetir com criatividade. A vida não é fácil, nem justa, e não dá para a comparar a nossa com a de ninguém. De um dia para o outro ela muda, muda-nos, faz-nos ver e sentir o que não víamos nem sentíamos antes e, possivelmente, o que não veremos nem sentiremos mais tarde.
Viver é observar, fixar, transformar. Experimentar mudanças. E ensinar, acompanhar, aprendendo sempre. A vida é uma sala de aula onde todos somos professores, onde todos somos alunos. Viver é sempre uma ocasião especial. Uma dádiva de nós para nós mesmos. Os milagres que nos acontecem têm sempre uma impressão digital. A vida é um espaço e um tempo maravilhosos mas não se contenta com a contemplação. Ela exige reflexão. E exige soluções.
A vida é exigente porque é generosa. É dura porque é terna. É amarga porque é doce. É ela que nos coloca as perguntas, cabendo-nos a nós encontrar as respostas. Mas nada disso é um jogo.

A vida é a mais séria das coisas divertidas.

Então, eu vou-me divertir sempre com tudo o que existe de mais simples.

Sem comentários: