quinta-feira, 15 de março de 2012

A Rita...nasceu.

 

 

 



Apresento-vos a Rita.
Nasceu ontem, depois de 7 meses sossegadinha.Depois de um parto muito complicado...em que esteve básicamente, 2h30 entalada, onde a mãe sofria, e ninguém á sua volta, via uma solução.Não a queriam transportar ao hospital, mas também não queriam cortar o cordão.Lá andou a tia Kate, a tentar colocar bom senso nas cabeças...e a correr desesperada por um enfermeiro que a ajudasse.Claro que numa cidade com 160 mil habitantes, ninguém vai a casa...para um parto.
Aqui as mulheres têm os filhos, sozinhas, cortam o cordão sozinhas se for preciso, são parteiras delas mesmas.Isto pode chocar, mas é mesmo assim.
Aqui ficam de lado os requintes e cuidados de higiene, elas aguentam tudo, são mulheres de fibra...de uma resistência á dor incrível.Daí a calma aparente, ou mesmo real,de todos quanto as rodeiam nestes momentos.
A Rita, esteve em sofrimento...mas nasceu, resistiu e está bem.Isso importa.
Quanto ao nome, é de facto mais do que coincidência.
Um destes dias entrei na cozinha,onde trabalha a titia Aciato e por brincadeira agarrei-me á sua barriga , dando-lhe um beijo na barriga e falando com o bebé por graça... e perguntei quando nascia?Se era menino ou menina?Qual o nome?
Percebi que ainda não era o tempo, aqui perdem a conta aos meses...e na maioria das vezes, não sabem o sexo antes.E de certa forma este factor surpresa, agrada-me e acho bem mais interessante.
Mas disse-me que se fosse menina, seria uma Rita e que seria alegre como eu.Fiquei feliz.
Que privilégio...que honra, poder ficar de certa forma por aqui, mesmo depois de partir.
Sei que em Moçambique os nomes, têm sempre um significado, ou não fosse esta uma sociedade maioritariamente muçulmana.O nome de Rita não terá um significado, concreto, mas se isso implicar, ser como eu, apenas desejo que não tenha mau feito...o resto pode ter tudo.
Quero seguir esta vida...quero saber dela, sempre.Mesmo na distância.Gostava muito que esta Rita fosse um agente de mudança no mundo, neste mundo onde vai crescer e provavelmente viver.
Sabe Deus as voltas que uma vida pode dar...e onde chegar.Olho para  a minha própria vida e penso que não há nada que não quisesse que não tivesse alcançado.E a vida ainda me deu mais.E a isso eu chamo determinação.Ainda que atribulada...muitas vezes, sabendo tão bem onde quero chegar.
Será muito feliz esta Ritinha.E no que puder ajudar...estarei mesmo na distância.
Bem vinda Rita, a esta aventura que é o mundo...


E com ela também eu renasci um pouco...de tantas cinzas que têm caído...por aqui.


1 comentário:

Rosa disse...

Acredite, leio sempre o seu blogue,ás vezes penso vou comentar, e penso são situações tão puras,tão reais que só de ler me maravilho,que vou eu dizer? e penso a quem sabe para onde vai,de onde vem,com uma alma e um coração do tamanho do mundo,com tanto amor para dar,sem sequer pensar na retribuição.
Desejo-lhe as maiores felicidades e que Deus lhe conceda tudo o que desejar.