domingo, 29 de janeiro de 2012

Alentejo




Vou até lá.
Vou retirar-me um pouco, para o branco imaculado, para o azul, para o verde das planícies.
Faz tempo que não me demoro por lá, tenho feito visitas de médico e volto no mesmo dia.
Agora há vários motivos que me levam a permanecer por mais alguns dias na terra do meu Pai.
Um deles é a ida para Moçambique ter sido adiada.Tenho mais tempo.Outro, são as saudades de toda aquela calma, que me reporta ao meu Pai.As laranjeiras pelas ruas, as velhotas de lenço preto á espreitar nos postigos.Ali estou mais perto dele, do que em qualquer outro lugar.É a terra que o viu nascer, crescer e onde ele desejava voltar na velhice, que não chegou a conhecer.É a terra onde estão aqueles que possuem o mesmo sangue do que eu.E isso é uma ligação que não se pode jamais perder.
O terceiro motivo é o aniversário da minha tia,por quem o meu Pai tinha um enorme carinho,e que eu adoro, porque de facto este ser humano é exemplar.E a isto juntam-se as festas da padroeira da terra.Nossa senhora das Candeias.Há muitos anos que não vou a esta festa e estando em Portugal, não posso deixar de sentir-me chamada a fazer algo que se o meu Pai aqui estivesse, faria certamente.
Volto por volta do dia 6 de Fevereiro, quando faltarem apenas 6 dias para partir, tempo suficiente para me organizar.
Voltarei certamente mais calma e com a memória renovada, depois de respirar o ar puro e com imagens de uma terra que Amo.Como se fosse minha.

Há coisas que no tempo se hão-de perder...mas enquanto puder correrei para as guardar.

Sem comentários: