terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Raízes









































Falar destes dias, é falar das raízes que me ligam por sangue a algum lugar.
Passaram a correr, mas foram tão especiais.
A verdade é que quando andamos pelo mundo e vemos tantas e diferentes culturas, acabamos por regressar e olhar a nossa própria cultura de forma especial.
Aquilo que para mim não era significativo á uns anos atrás, foi desta vez.As saudades fazem toda a diferença.Quando se vive longe o regresso tem outro sabor.
O frio fez-se sentir, como nunca o senti, mas para o combater, tínhamos sempre o lume por perto.O calor de estarmos juntos, que guardo.
As festas abrilhantaram estes dias, participei em quase tudo, cumprindo assim a tradição que muitos antes de mim, cumpriram durante anos a fio.Estive em cada momento, concentrando-me no que estava a fazer e por quem o fazia.Mourão é uma terra calma, de tradições antigas, genuínas, únicas.É a primeira festa do Ano, pois no inverno não há muitas festas por ali.
Mourão traz-me o meu Pai,quase a fazer 2 anos que nos deixou.Em cada rua, em cada esquina, em cada pedaço de horizonte.Nas conversas tardias que me vão contando.Ele ainda ali está, tão presente.
Acordar no Alentejo terá sempre este sabor, a sol, a laranjeiras pregadas na janela, a branco imaculado.Dei algumas caminhadas a sós, onde pude observar tanta paz, tanta calma...que por ali vai.As gentes de Mourão, têm amor á terra...e em dia de festa não deixam de o demonstrar.Todas as janelas se enfeitam, todas as candeias se acendem, todos se unem.
Cada passo, cada cumprimento, cada lembrança, fez-me tão bem.Mas o melhor é estar em família,esta família de quem gosto muito e com quem as gargalhadas tomam sempre lugar, de forma tão espontânea.Esta família que aceita e admira aquilo que eu sou e as escolhas que fiz.
Também houve algumas descobertas, há sempre um primo novo, que não sabia que tinha, há sempre rostos que nos despertam a atenção,por alguma razão.
Houve vida a pulsar estes dias.E esta força, este tempo de paragem, foi força, para os desafios que se avizinham.
Até breve Mourão.Até breve Pai.

Sem comentários: