quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O meu natal, são as pessoas.






























A escassos dias do Natal.
Falar de Natal para mim este ano será talvez, complicado ou muito simples, dependendo da perspectiva.
Complicado, passar um natal sem o meu Pai.A casa demasiado vazia, sem a sua presença.Ou mesmo fria.Não há volta a dar.
Já não falo das correrias consumistas, que há muitos anos,deixaram de fazer parte do meu natal.Já não falo, dos telefonemas de alguns familiares e pseudo amigos, que apenas nesta época se lembram que existimos.Já não falo numa mesa cheia de comida, porque fui comendo tudo o que é típico do natal, por aí, entre uma conversa e um café, eu, que já não paro em Portugal e mato logo o desejo dos nossos sabores.
Já não falo de tantas coisas, que se falam, apenas e só nesta altura.
Para mim, natal é uma forma de vida.É desde o momento em que abro os olhos, até que os fecho, no momento em que recebo alguém com um abraço e um sorriso.
A solidariedade é de facto muito bonita, mas para além de uma época, as pessoas precisam de amor, não só de cabazes, mais 11 meses por ano.Mas é que nesta altura, cai bem.Parece melhor.
Para mim actos como estes são todo o ano,toda a vida, é uma escolha.Ainda que me leve para longe, é perto das pessoas que me encontro.É a olhar cada uma nos olhos, a sentir o que são, o que desejam, a ser-lhes fiel com a minha alegria e fortaleza, do seu lado, seja aqui, em África ou noutro canto do mundo.
É assim que constantemente eu sinto a união de uma enorme família que nunca me falha, a família mundo...que ao longo dos anos, se foi tornando a maior, mais bela e unida que conheci.Ainda com todas as crises, conflitos...afinal todas as famílias passam por isso.E esta, é tão grande e diversa.
Mas é ainda, apesar de tudo, maravilhosamente belo.O mundo.
E é por isso que o natal acontece.Porque se dá entre pessoas, que se amam,partilham, acolhem,geram vida, calor.E eu sinto-o.E só isso permite nascer no nosso coração aquele que um dia morreu por nós.
E por esta perspectiva, o Natal é infinitamente belo, sagrado, único.Porque se pára e se pensa no que foi o nosso ano, porque um novinho em folha se aproxima, é tempo de se desejar, de sonhar.Sonhar é extremamente importante na nossa vida.Os sonhos e a luta, nunca se largam.
Eu sonho e luto por um mundo melhor.Este presente é meu para o mundo.E é talvez o único que tenho.
Porque a mim resta-me apenas isso mesmo, um mundo inteiro por amar e descobrir e os sonhos.
Pode parecer pouco, mas é por demais valioso.E não o troco por riqueza alguma.
Que seja natal, hoje, amanhã, depois e para sempre, todos os dias da nossa vida.
Isso mesmo, como um compromisso.

Sem comentários: