sábado, 20 de agosto de 2011

Os dias na Escolinha...




































Terminou a 2a semana de aulas.O tempo voa de 2a a 6a feira.
As manhãs passam a voar, mas têm dado para fazer tudo e ainda mais alguma coisa.
Dois dias por semana, temos aula de ginástica, para começar bem o dia.É bom,vê-los correr livres e completar os exercícios propostos, com precisão,entusiasmo e sempre com um sorriso no rosto.Isso é o mais gratificante de tudo, perceber que estão bem e felizes quando aprendem coisas novas, quando me ensinam coisa novas.Tenho aprendido tantas até sobre mim mesma.Capacidades desconhecidas entram agora em acção.Uma delas que não sabia que viria a conseguir,é a capacidade de ficar calada.Ás vezes é o melhor.
Em sala as coisas correm muito bem, quando é para trabalhar, trabalha-se, quando é para sonhar, sonha-se em conjunto, imagina-se e luta-se para que se torne realidade.Quando há um problema resolve-se entre todos e as coisas têm fluido de uma forma muito natural o que me deixa muito feliz.
Já os conheço todos, pelo nome, olhar,trejeitos e pelos diferentes e tão belos tons de pele.
Tenho alunos Muçulmanos, que estão no Ramadão e o cumprem á risca e na hora do lanche, não comem mesmo nada.
Tenho alunos, que vão para a escola com a mesma roupa todas as semanas e chegam tarde todos os dias.Tenho os que faltam, para ficar a brincar, tenho os que estão lá sempre e com vontade de fazer, ver, ouvir...e a todos eu amo, com um amor que está a tomar conta de mim.Um amor que me faz saltar da cama todas as manhãs bem cedo e com energia...a preguiça aqui não tem entrado.São 40 vidas á minha espera, para poder crescer e nunca saberei onde cada um vai chegar.Mas sei que fui parte desse processo em algum momento.
Ás vezes pergunto-me de onde vem esta força, que aqui tem crescido tanto.Será o efeito deste Continente em mim?Já ouvi tantas vezes dizer que África "enfeitiça"...eu acho que foi o meu caso.
Tenho muita vontade de lhes mostrar o mundo, outras realidades, mas como não os posso levar até todas elas, deixo-os ver as que trago dentro de mim, aquelas por onde passei, que toquei com as minhas mãos.E eles viajam comigo.Tanto, tanto.
Num destes dias pusemos  as 3 turmas da 1a,2a e 3a classe a ver um filme no refeitório, até as titias da cozinha aproveitaram para espreitar.Foi muito engraçado ver a reacção deles.Acho que foi um bom momento para todos, pois muitos destes meninos não teriam oportunidade de ser este filme de outra forma.
Há também momentos em que se pode repousar a cabeça em cima da mesa e acalmar, para depois continuar o trabalho.É preciso ter sensibilidade e entender como está o grupo naquele dia.E depois é agir o melhor que conseguir, procurando sempre ser um bom exemplo.
Uma das coisas que me tem demonstrado que tudo está a correr bem,é o feedback de quem conhece estes meninos, alguns deles com dificuldades de comunicação, no que toca ao falar, participar, um simples bom dia, obrigado, ou até fazer a aula de ginástica, é o caso da Sheila, uma menina que nasceu com má formação a nível da cabeça, rosto, olhos,sei que foi feito um grande trabalho com ela, nos trimestres anteriores, no sentido de a obrigar a pedir as coisas.
Pois tenho-a visto sorrir, a professora de Inglês a Ana, ouviu a sua voz pela primeira vez esta semana e até participou na aula de ginástica.Estou muito feliz por isto e por coisas pequeninas que têm acontecido diante dos meus olhos.
A semana na escolinha voa e eu vou sentir muita falta destas vidas, perto de mim...e é por isso que em Janeiro, volto por um ano lectivo,inteirinho, mesmo sabendo que o cansaço ás vezes será muito, que nem tudo consigo resolver, que me irei chocar e revoltar com tantas injustiças.É assim que as coisas são,aqui.
Os riscos serão os mesmos...que acabaram por se dissipar um pouco, depois de chegar e ver como é.
É que,cada obstáculo,que já surgiu, contando ainda com os que estão para vir, me fazem apenas mais forte e sentir mais capaz, para ficar e agir.Se tudo fosse fácil e perfeito, não havia porque lutar...e o meu papel aqui seria quase inútil.
Quanto mais conheço os meus meninos, me conheço a mim.
Quanto mais estou com eles, sei que o caminho é voltar.
Quanto mais o tempo avança eu sei, que só agora foi a altura certa para vir e cumprir a minha missão.
Agora sei porquê.



Sem comentários: