sábado, 13 de agosto de 2011

Faz hoje 3 semanas que cheguei a Lichinga


É no meio dos mais pequenos, que eu estou bem...











É de facto no meio das crianças que sou mais feliz aqui.São elas a grande força desta terra, a grande magia, são elas que têm uma alegria e movimento digno de se ver, invejável em relação a muitas crianças que me passaram pelas mãos.Elas pulam, elas brincam,elas aprendem tão rápido tudo o que lhes ensinamos e com uma alegria esfuziante, contagiante, que me enche decididamente de VIDA.
É no meio delas que procuro estar, embora esteja disponível para toda a gente, seja qual for a faixa etária.Mas é com elas que vou passar grande parte do meu tempo e é a elas que me vou literalmente dedicar.Afinal o futuro passa por elas.
Tenho que admitir que há muitos maus hábitos já enraizados, que são tão dificéis de compreender, mas resta-me aceitar e fazer o meu melhor, para que como alguém me dizia, 40 dos 100, 10 dos 40, 5 dos 10 e 1 dos 5, possa vir a pensar de forma positiva e a ter sonhos e desejos, mesmo que agora isso lhes pareça muitas vezes impossível e longínquo.
Tratarei de lhes mostrar, de alguma forma, que é possível.



Momentos de luz...ou sem ela.







A luz aqui ás vezes vai mesmo abaixo.Uma vez por mês, a barragem de Cabora Bassa, desliga as turbinas e faz manutenção.As pessoas são avisadas, é sempre ao domingo e é das 6h ás 18h.Por um lado quando anoitece, fica tão bonito que por mim a luz podia não vir nunca mais.O céu enche-se de estrelas...e a luz da lua que tem estado a crescer, ilumina tudo á nossa volta.Mas por outro lado é muito chato, porque atrapalha-nos a vida.
Mas também há momentos de luz, como por exemplo a luz da manhã que rompe pelo quarto e me toca na cara, acordando-me.A luz que fica no nosso quintal, onde ás vezes nos sentamos apenas para dois dedos de conversa.Há uma luz muito especial ao entardecer, na hora do lusco-fusco, o sol põe-se deixando o céu vermelho, laranja, lilás...prometendo um novo dia,mais quente.
O mesmo acontece ao meu interior.Momentos de muita luz, até agora, em que respiro esta realidade e já me sinto tanto parte dela, antecipando já uma certa saudade que vou sentir de tudo isto, até das coisas que me queixo ás vezes.E ainda só passara 3 semanas.^
E também há momentos de revolta, por injustiças que me passam bem á frente dos olhos e que não posso contornar.Mas terei de alguma forma que o fazer, pois se não o fizer, vou sofrer e muito.
Aqui a injustiça é o caminho para se chegar mais longe, para tudo serve a mentira.
Toda a gente rouba aqui.Seja como for.E isso custa a aceitar.Esses momentos, são de menos luz.Mas quando me foco no essencial e na minha missão aqui, sinto-me animada.


Começaram as aulas...










Começaram as aulas na passada segunda feira.
Foi um dia atribulado, porque a Inês, desistiu nesse dia e acabamos por ir mais tensas para a escola.
Por mais que nos quisessemos abstrair, foi quase impossivel.Mas foi com um sorriso, que entrei pela porta da escola, cantei o hino com eles...e as coisas começaram a fluir.Estava irritada por um lado, mas feliz por poder finalmente ver os rostos dos meus alunos.
São lindos, todos eles, são uns castiços, que me fazem rir, que me dão a mão assim que entro na escola e me querem carregar o saco, ajudar-me em tudo.Estão sempre prontos a responder, gostam de coisas novas e são curiosos com o olhar.
Eles são 39.É muita criança numa sala, o que me obriga a falar muito alto e conquistar das mais variadas formas a sua atenção.
A semana passou a correr, as manhãs começam muito cedo, dois dias vou a pé, com a Benedita, 3 dias vou de carro,para não me rebentar logo no começo, pois,passo a manhã toda sem me sentar.Quando chego a casa para almoçar, estou sempre cheia de apetite e cansada.A tarde já não se avizinha longa, pois anoitece cedo, mas dá ainda para umas compras, umas voltinhas pela cidade, preparar a aula do dia seguinte e conversas com a Benedita.
Sinto que vão ser semanas que vão voar e por isso aproveito cada uma com intensidade.






Momentos para mim, tenho tido sempre que páro para escrever, o que não tem sido tanto, como normal, mas porque ainda ando a absorver tanta coisa e não vou conseguir relatar tudo.
Temos tido bons momentos com o grupo dos leigos que está a fazer 1 mês de experiência.Tenho descoberto pessoas incrivéis, que dão do seu tempo para o que for preciso...pessoas que sabem sonhar, sorrir, aceitar.Gosto disso.
Há muita coisa que ficará apenas na lembrança, na memória dos sorrisos e dias de sol, no canto dos grilos, no céu brilhante e caminhos de terra vermelha.Depois há as fotografias, que valem mais que 1000 palavras.
Há momentos eternos...e fugazes, que não consigo escrever,apenas os sinto...de tão fortes que vão sendo.Alguns animam,outros desiludem...mas o mundo é assim, feito de irregularidades.
No que me toca, procuro torná-lo mais colorido...



Ps.Apanhei uma valente gripe, que me está a ocupar o fim de semana.
Estou de molho e já a antibiótico.Só espero na 2a feira estar em condições...para cumprir a minha missão aqui.

Sem comentários: