domingo, 20 de fevereiro de 2011


Trip for this night...
Antalya for the next 8 days...





Finalmente, vou sair de Ankara por uns dias.
Vou para o training, de meio tempo, com mais 30 voluntários que vêm de toda a Turquia.
Espero aprender ainda mais, com as outras experiências e agradecer pela minha experiência, que tem sido forte.Apesar de tudo o que não funciona como gostaríamos,somos mulheres de sorte, neste País gigante.Todos os dias serão de trabalho, menos a tarde de 4a feira.Estes trainings são sempre uma lufada de ar fresco na nossa experiência.
Aproveitando que o training acaba na quinta feira após o almoço, acabamos por ficar para o fim de semana,mas não neste hotel, mudamo-nos para casa do Tomas, o amigo da foto Titanic, que tanto deu que falar.Pois este hotel é demais para simples e humildes voluntárias,mas a agência nacional nunca nos deixa ficar em pensões e hostel na Turquia não há muitos...há que aproveitar.
É, e uma das noites seremos 6 em casa do Tomas.Vai ser bonito.
Mas que me importa, se tudo o que quero é o Mar, vê-lo, senti-lo, respirar e voltar a Ankara renovada, para mais 1 mês de experiência.
Sei agora que talvez a minha partida seja para o meio da Abril, visto que 2 amigos queridos me vêm visitar a Istambul!Vamos aguardar e ver o que o tempo traz.Ainda espero ir a tempo da Páscoa no Telhal!
Agora só espero que o sol brilhe e preparo-me para 8h de autocarro pela noite dentro, assim ganhamos tempo em Antalya e no autocarro dorme-se muito bem.
Pela manhã estaremos junto ao Mar.Tão bom!

Até daqui a 8 dias!


Princess things...

Joana and Christian Weeding...







Ando a preparar com alegria o casamento da Joana e do Christian.
Vai acontecer a 14 de Maio em Hamburgo, na Alemanha e eu vou lá estar.
Aos poucos vou comprando as coisas...e acumulando pequenas magias, em nome deste amor que vi nascer, crescer e que vou ver concretizar-se.
É lindo.
O facto de ser madrinha também me dá outra responsabilidade, tenho acompanhado de perto toda a preparação, dado ideias, partilhado este momento especial.Falamos todos os dias!
Dia 10 de Maio, parto para Hamburgo e regresso dia 17.Serão 7 dias para estar com eles e fazer acontecer com alegria este momento.
O facto de se terem conhecido em Taizé, muda tudo.Os cânticos serão de Taizé e o coro será organizado por nós, amigos de Taizé.Estou tão orgulhosa.
Parece que um dia antes os amigos são convidados a partir loiça velha...tradição na Alemanha.Já me estou a imaginar.
Tenho também o privilégio de escolher as músicas para o casamento...e tratar do visual da noiva!
Rebento de felicidade por ver tanta alegria e Amor, do qual faço parte.
Um amor que quando tudo parecia perdido, renasceu.
Afinal Amor é Amor.
E eu sempre acreditei.
Last weeks in Ankara

Meeting friends




Foi um encontro só de mulheres, para falar de coisas de mulheres.Foi o dia em que ficámos unidas pelo poder da pulseira que todas temos.Foi bom ouvir histórias, partilhar e recordar os dias que passámos na Kapadokia.A nossa Trainer Diana juntou-se a nós...bem como mais uma EVS em Ankara, a Minella.
Desta vez o Training em Antalya não vai ser feito por ela, mas a Minella vai estar,tal como outros voluntários que já conhecemos.



Visiting the big tower!





Este foi um dia cheio de luz, como foram as duas últimas semanas.Subimos á grande torre, e tivemos outra vista da cidade.Fiquei deslumbrada, ainda que os arranha céus abundem, e o smog seja definido a olho nu, ali em cima há silêncio, há ar mais fresco e por momentos sentimo-nos numa espécie de céu...
Podemos identificar todas as partes da cidade que conhecemos, que parecem ser tão pequeninas dali.Esta cidade é gigante...e rodeada de montanhas, que estão cobertas de neve.



A place of Light...






Mais um dia de luz, em que o frio cortava, decidimos caminhar atá um dos locais mais belos da cidade.
O local onde descansa o presidente Ataturk, que edificou esta cidade e a fez capital da Turquia.É um local, cheio de luz e pacifico.
A luz que toca aquele local ao fim do dia é de uma beleza incrível, rodeado de floresta e jardins lindissimos.
Foi inspirada por essa luz, que tirei algumas fotos que ficam para sempre na memória.
O dia terminou com um café quentinho e 3h de conversa com  a Andreia.Sobre esta experiência, sobre a vida...sobre o futuro.
Foi um dia cheio de luz exterior que se traduziu em luz interior.



St.Valentine's Night with friends!





Noite de S.Valentim ou não, dispensamos motivos para celebrar.Juntámo-nos e celebrámos a amizade, a alegria, demos um pezinho de dança, coisa que não fazia há muito tempo, por não ser muito comum na Turquia.Ás 21h uma discoteca bar está ao rubro e ás 00h termina praticamente.Se olharmos a Portugal ou Espanha, nós saímos de casa ás 00h para dançar!É uma grande diferença sim...e estranha-se sim, mas vive-se bem.
Foi a melhor noite que podia ter tido.Obrigado aos amigos que fazem os meus dias tão mais bonitos.
Só tive pena que a Andreia não fosse, pois então era ainda mais completo, mas ficou a trabalhar...
Tempo não vai faltar...para momentos assim, mas o tempo está a ir-se...e já sentimos a nostalgia de certas coisas.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CHILD for one Day!





Voltamos a ser crianças por um dia...
Adorei visitar este parque, criado para todos e completamente grátis.
Bastante longe do centro é certo, mas numa zona onde se pode respirar fundo e sentir o ar menos poluído.
Durante 2 semanas seguidas, o sol brilhou de forma intensa e o céu era de um azul profundo.
Soube muito bem voltar a comer algodão doce, recordar as personagens da infância, rir como verdadeiras crianças, brincar, imaginar, deixar-nos perder pelas cores fortes.
Foram também 2 semanas de férias, pois as aulas foram interrompidas, assim como a escola do hospital.
Entretanto chegaram mais 3 voluntárias, da Hungria, da Lituânia e da Áustria.Elas vão continuar o nosso projecto e ficam até Agosto.
A nós falta-nos um mês e meio e eu já começo a olhar para tudo com enorme saudade.
Mas até lá, procuro fazer o máximo de coisas possivéis, estar com quem gosto, ir onde faz sentido ir.
A verdade é que este sol ajuda e muito...a aquecer o coração nos momentos de maior saudade.Afinal já lá vai um ano fora de casa.Para continuar ou não, veremos.
De qualquer forma ser criança por um dia, por 2, 3, 4, 5 a vida inteira, nos momentos certos têm-me permitido uma proximidade com as pessoas que se vão cruzando, que marca para sempre.Cada uma delas me marcou de alguma forma, o problema é que são tantas pessoas que ás vezes já não sei onde colocar tanta gente.Mas há sempre espaço para Amar, mais e mais ou quando tem que ser, espaço para esquecer e suavizar o que já não tem salvação.
Não se pode parar, a vida é sempre a perder...mas o tanto que tenho ganho, diz-me que a vida é sempre a ganhar!

=)