quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Turquia a partida e a chegada








(Deixei Lisboa para trás, mais uma vez, sem grandes aparatos ou passadeiras vermelhas, mas com um abraço de um único amigo.)

Bom, aqui estou eu a viver na Ásia.
E também é assim que nos sentimos chegando aqui.
Desde a saída do aeroporto de Lisboa, que na minha porta de Embarque senti a diferença, na forma de vestir das pessoas.E aí caí em mim e vi que aqui é tudo muito diferente de todas as culturas que já vi ou senti.
O voo correu muito bem,apesar de ter saído atrasado 1h.
A Turkish airlines, foi considerada das melhores companhias aéreas e de facto foi o melhor avião onde já andei.Super confortável, espaço para os joelhos, o pessoal de bordo muito mas mesmo muito simpático.E no meu voo, em classe executiva, ia o Alberto João Jardim.Ia para a Turquia em Turismo, com uns amigos.A Madeira que se cuide, lol.
A primeira paragem depois de 4h, foi em Istambul, 1h30, para descansar e voltar a apanhar um voo, mas desta vez doméstico, para Ankara, apenas de 1h.
Em Istambul encontrei-me com o meu amigo Yasir, que estuda nesta cidade mas nasceu e vive na ponta oposta a Istambul.E ele fez 1h30 de transportes só para vir ter connosco ao aeroporto, e voltou a casa, depois de outra 1h30 de transportes.
Por fim, chegámos a Ankara, a capital da Turquia.E o local onde vamos desenvolver este projecto.Na aterragem um dos motores deixou de funcionar, e as luzes das saídas de emergência acenderam e um silêncio pesado tomou conta do avião, mas a aterragem correu bem e sem qualquer problema.
Á nossa espera, estava um estudante de mestrado de fisíca da universidade de Gazi e uma carrinha, que nos levou até á residência feminina.Depois do Check in, na residência e inscrição, subimos para os quartos e não fiquei com a Andreia, mas sim com a Burcu, uma rapariga Turca, que não fala inglês.Temo-nos entendido por gestos e sorrisos e até é bom, porque assim eu aprendo Turco e ela Inglês.A Andreia está com uma Inglesa de Manchester, que estuda Medicina Dentária.
Parece que só em Dezembro poderemos partilhar o quarto,visto que saem algumas raparigas, mas nessa altura não sei se vou querer.
As pessoas aqui são extremamente calorosas e disponivéis e isto é em todo o lado, os Turcos parecem-me ser dos povos mais amigáveis que já conheci.E eu gosto, porque aqui posso abraçar, sorrir, e expressar o meu jeito Português, sem receios, porque eles ainda são "piores" que eu, no que toca á demonstração de afectos.Nesse aspecto sinto-me em casa.
Aqui já temos assim um grupinho com quem nos damos mais dentro da residência, com quem fazemos as refeições ou ficamos na conversa na sala.
Esta residência tem horários, para tudo e regras rigorosas.O pequeno almoço é das 7h ás 10h e o jantar das 17h ás 22h.O almoço fazemos no local onde vamos trabalhar, ou no hospital ou na escola.Há também um bar, aberto todo o dia e até ás 1h30 da manhã, onde se comem coisas rápidas, hamburguers, tostas, sandes, sumos, doces etc...para que nunca nos falte nada.
Na sala temos wirless, e no quarto net por cabo.
Por um lado, sinto que terei tempo para mim, e para me focar mais no projecto, desta forma.
É muito diferente estar numa residência, do que partilhar uma casa com alguém.Aqui não temos que nos preocupar com as limpezas, porque o nosso quarto é limpo 3 x por semana, a roupa da cama troca-se ao Domingo, a comida não temos que fazer,temos máquina de lavar e secar, podemos passar a roupa e o melhor de tudo, temos um ginásio e a piscina fica a 10 min a pé, dentro do Campus.Juntando a isto, o facto das refeições serem elaboradas com o visionamento de uma nutricionista, que não nos deixa comer calorias a mais, eu penso que é agora que eu perco 20kg.Uma estudante em 2 meses perdeu 4 kg.Faz 1h de ginásio todos os dias e come mais vegetais do que antes e sente imensa diferença.
Ainda por cima o ginásio fica no meu piso.ihihihih e trouxe o fato de natação e os óculos.
As condições são óptimas e a segurança máxima, tanta que ontem nem nos queriam deixar entrar, porque não tínhamos cartão.Hoje já recebemos.
As horas de entrada são 1h30 da manhã.Mas pelo que já ouvi abrem sempre a porta, mas não convém abusar.O nosso tempo livre será mesmo os fins de semana e férias, 2 dias por mês.
Mas penso que teremos tempo para conhecer esta cultura que me parece fantástica e me conquista cada vez mais.
O primeiro dia caí na cama, exausta de puxar malas, de mudar de voos, de procurar corredores, portas, de estar atenta aos horários, de tentar pensar em todos os que gosto, á medida que me ia afastando de Portugal...e de pensar no futuro, em tudo aquilo que nunca pensei poder vir a viver um dia, e sobretudo em como a vida nos surpreende e compensa de certa forma.E isso faz-me sorrir.

Estou muito feliz...tanto que não posso dizer.


Ps.Ainda não tenho numero de telefoneTurco, mas vou ter, e envio tudo junto, a morada e o telefone.Mas o melhor mesmo será o Skype.
Para os meus anos, já andam aí rumores de fazermos uma festinha, com bolo e uma saída á noite...

Sem comentários: