sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ao 2º dia...






O 2º dia em Ankara, foi de descoberta.
Para começar depois de algumas horas de sono fomos ao pequeno almoço, que é extremamente diferente do nosso, deixou-me de boca aberta.Ora, desenganem-se se pensam que temos leite, café, cereais, fruta...temos sim, tomates,imenso pepino, queijo fresco ou flamengo, pão, chá Turco e compotas ou chocolate de barrar no pão.Mas é bom e saudável.
Depois de algumas horas de sono, descemos e pelas 11h, estava á nossa espera o mesmo estudante que nos esperou no aeroporto.Guiou-no pelo Campus, para conhecermos o espaço e por fim levou-nos até ao gabinete do projecto, no topo do edifício da reitoria.A universidade é muito bonita todos os espaços estão bem cuidados e cheios de árvores e relva.Ali respira-se.
Estivemos á conversa com a nossa mentora,que tem 27 anos e trabalha na faculdade de Literatura.Esteve em Portugal a dar aulas de Turco a jovens Portugueses, durante 3 meses, no Porto e adorou.Gostei muito dela e senti que tal como a minha última mentora, vai ser importante tê-la por perto.Um mentor acaba por nos acompanhar em tudo.
Fomos as 3 almoçar e tivemos a primeira "aula" de Turco.Ela vai ser a nossa professora de Turco estes meses.Não é tão difícil como parece.Mas terei que estudar muito mais do que estudei Romeno.Estivemos á conversa sobre expectativas, sobre nós, enquanto degustávamos alguns pratos típicos.Que são deliciosos e muito picantes, eu tive que beber 2 bebidas, porque a primeira acabou logo, tanto era o picante.
Depois do almoço fomos até uma mesquita com ela, uma mesquita muito pequenina e escondida onde antes de entrar todos tiram os sapatos, e se lavam parcialmente, como sinal de purificação.E depois homens e mulheres separam-se e rezam em salas diferentes.E nós assim fizemos, cobrimos a cabeça sem fio de cabelo de fora, e vestimos uma saia comprida, não se pode estar de calças.Depois é fazer silêncio e deixar Deus entrar, cada uma á sua maneira.Várias raparigas chegavam, ajoelhavam-se e levantavam-se constantemente ou então prostradas com a cabeça no chão.O respeito é enorme e a paz que ali se sente também.Lembro-me destes últimos 6 meses num país de Ortodoxos e agora viver num país muçulmano, é especial, porque se já antes tinha esta abertura a todas as crenças religiosas, agora vivo-a de perto.No fundo Deus é o mesmo e a força que ele tem sente-se em todos os cantos do mundo.O ser humano precisa desta ligação/relação e todos as pessoas que não a cultivam me parecem sempre um pouco perdidas e á deriva.
Foi uma experiência muito forte e que vou querer repetir.
O resto da tarde, foi para vaguear pelas ruas e comprar algumas coisas que precisamos, coisas técnicas.Os preços baixos e a variedade de produtos é enorme.As ruas cheias de gente jovem, que não pára num frenesim constante, movimentam-se das universidades para as residências, e para os cafés, lojas e sabe bem este movimento.É uma cidade cheia e com um rosto jovem.
Podemos de vez em quando ouvir as sirenes que tocam para chamar as pessoas para as mesquitas, e ás sextas feiras pelo que disseram é ás 5h da manhã toda a gente acorda.
Pelo fim do dia, regressámos e eu ainda dormi 2h, para repor os sonos e depois descemos para jantar, a comida é óptima e equilibrada.A noite foi na sala, a rir com as histórias das nossas colegas Turcas, que nos fazem rir até á alma, com as tentativas de falar inglês.Tem sido uma descoberta.
Hoje pelo que percebi comi carne de camelo e sem saber.É assim, só sabemos depois.Ainda não senti diferença e soube-me muito bem.
Amanhã reunimos ás 10h com o responsável do nosso projecto o Murat.Vamos saber mais pormenores e detalhes e acertar alguns pontos.Pela tarde talvez uma aventura pelo velho centro e pelo mercado de rua.
Acho que me vou perder.Cores, cheiros, expressões.
Tem sido muito bom contar com a Andreia e poder partilhar tudo em Português.Espero que esta experiência a vá marcar para sempre, positivamente.E acho que isso já está a acontecer.
Quanto a mim, apesar de estar aqui, ainda tenho o meu coração e pensamento noutro local, em muitos locais, pessoas, que vi, abracei, outras que não vi e não sei em que lugar estão na minha vida.
Mas a seu tempo, vou descobrir.Por mais que doa.
Agora fecho os olhos e descanso corpo e alma.


Sem comentários: