sexta-feira, 26 de novembro de 2010

The most B(usy) day!

23 November
















Este foi o dia de anos mais atarefado dos últimos anos.
Foi um dia em que não consegui parar e ter tempo para mim.Foi sempre a andar.
Pelas mais diversas razões, fomos apresentadas á escola onde vamos trabalhar, no dia dos meus anos, inesperadamente.Foi uma correria.Foi bom, conhecer aquele local, mas é gigante.
A escola pertence á Universidade de Gazi, e fica a 2 estações de metro da nossa residência.
Tem 120 professores e mais de 2000 alunos.Imaginem.É claro que não vamos trabalhar com todos, mas com algumas idades especificas.É uma escola de meninos ricos e isso ficou bem claro.Mas segundo nos confessava a responsável de departamento, ali há um grande problema, a falta de amor, compensada com bens materiais.E desengane-se aquele que julga que voluntariado é apenas ajudar os mais pobres.Não.
Ali há muito por fazer.Tudo parece ser muito organizado e há fortes regras.Há uma presença nacionalista muito forte.
Conhecemos algumas professoras, uma especial, professora de alemão, a viver na Turquia, foi  extraodinária, fez-nos uma visita guiada pela escola, e explicou-nos como tudo funciona.
Desde o gabinete médico, onde podemos ir a qualquer momento, onde estão uma médica e uma enfermeira, permanentemente.O gabinete informático, onde resolvem qualquer problema com o nosso computador, a casa de fotocópias, a cantina, onde almoçámos e onde aqueles alunos fazem uma barulheira que ninguém pode imaginar.Foi confuso este primeiro dia.
Vamos trabalhar na escola, ás segundas, terças e quartas, das 9h até ás 14h.
Quintas feiras é para o hospital e sextas para o gabinete do projecto.Fiquei com pena de não poder ir ao hospital mais dias por semana, mas nas férias podemos sempre compensar.
As tardes, para as aulas de Turco 3 vezes por semana, para ginásio, piscina e se conseguirmos, alguma vida social aos fins de semana e conhecer outras cidades, será muito bom.Temos um programa cheio, interessante, onde agora temos de ser nós a ir para a frente e a dar-lhe forma.
Depois desta visita á escola, ainda passámos no gabinete do projecto e conhecemos mais elementos da equipa, uma equipa jovem.
Quando finalmente cheguei ao dormitório para tomar banho e me arranjar, acabei por fazê-lo em 30 minutos e sair para o jantar no meu secret little garden.Algumas pessoas mais próximas, alguma conversa, memórias e pessoas na minha cabeça, de outros aniversários sentidas em pensamento.Pessoas da minha vida.
Este foi diferente.E é bom que seja sempre diferente,é sinal de crescimento.
Ainda fomos a um café para um capuccino e umas pedrinhas de Narguillé, acompanhas de muita conversa, daquelas profundas que já não esperamos ter no fim de uma dia assim.Reveladoras.
Voltámos a casa, num passo calmo e eu respirava o ar da noite,meio frio, meio húmido e a pensar em tudo o que me encheu a cabeça durante o dia.
Mas todo o dia, murmurei dentro de mim,um Obrigado ao meu Pai, por me ter dado a vida, por me ter educado assim, passado estes valores.A Rita que sou és tu também Pai...e esse é de todos o melhor presente.
E agora os 29 são para viver!

Sem comentários: