segunda-feira, 29 de novembro de 2010


Last feelings about almost everything...







Eu queria ter um bocadinho mais de tempo, para respirar, vir aqui e escrever diariamente, mas tem sido quase impossivél.Isso tem-me deixado com o sentimento que tenho coisas acumuladas cá dentro para partilhar, embora saiba que nunca vou conseguir partilhar tudo o que vou vivendo.São tantos dias e sentimentos.
A juntar que estivemos 2 dias sem Internet, em que não podemos preparar as actividades para a escola, tudo está a começar neste momento.Tudo arrancou de repente, depois destas férias santas.
O nosso dia aqui, acaba por ser pequeno, tendo em conta que anoitece muito cedo, pelas 16h.
Acordar ás 7h, pequeno almoço ás 8h, sair ás 8h30, ás 9h estamos na escola, até ás 14h.Já fomos a algumas turmas e foi muito giro.Os míudos são vivaços e os seus rostos bastante Asiáticos,não sei explicar.Vamos ter imensas turmas e por isso o trabalho vai alterar-se de vez em quando, dependendo das idades.
Tudo arranca, passo a passo e as relações mudaram, aqui no dormitório, já tratamos e somos tratadas pelos nomes, já nos rimos com o nosso acento nas palavras Turcas.Já não nos olham com tanta desconfiança, como as duas estrangeiras, mas sim como as duas voluntárias e falam inglês connosco.Até me fizeram uma pequena surpresa em cima da minha cama, com imensos presentes muito úteis para a vida aqui no dormitório.
Os olhares e sorrisos começam a transmitir confiança e a ser familiares.Tudo ganha consistência, quando já sei onde ir, o que fazer, como ir e as coisas fazem sentido para mim, porque as entendo.
Rezar numa mesquita torna-se cada vez mais confortável e simples.Sei o que fazer,por onde começar, e apenas tenho que sossegar o coração.Deus está ali.E eu também.Ele está onde quisermos que ele esteja.E eu sinto-o sempre mais e mais no templo vivo que eu mesma sou.
Não importa onde rezamos, com quem, importa nunca perdermos a nossa fé e sabermos ver a beleza de outra religião.
Ainda me tem sobrado tempo para o ginásio, e ás vezes a preguiça é tanta que só penso em desistir, mas ainda não aconteceu.E já perdi volume...e sinto-me a esvaziar básicamente, mas é um longo caminho a percorrer.
Os dias arrefeceram...mas nada que seja insuportável.
O que me dá dor de cabeça agora, são as aulas de Turco, intensas, puxadas e uma língua que de Latino não tem nada.Mas temos a sorte de ter uma professora que é antes de mais nossa amiga.
A grande novidade é que para a passagem de ano, vamos passar uma semana a Istambul!Partimos depois do nosso natal,que vamos celebrar da melhor forma possível, e no dia 26, depois de algumas horas de autocarro lá chegaremos e regressamos a 2 de Janeiro.Tenho a certeza que vou adorar e nunca mais esquecer esta experiência.Mal posso esperar.
Antes disto, de 13 a 17 de Dezembro temos o nosso arrival trainning, na Capadócia, uma das regiões mais bonitas da Turquia.
Descobrimos á pouco tempo, que na costa da Turquia existe uma cidade onde vivem imensos católicos e gostaríamos de visitar.
Os planos vão surgindo...pouco a pouco, depois de uma adaptação que teve os seus momentos.
Mas agora tudo parece andar sobre rodas...e se não andar, a gente empurra.

Sem comentários: