sábado, 13 de novembro de 2010

Colors from Ankara...






A cada dia que passa, mais um passo na nossa aventura.
Cada dia, ficamos a conhecer um pouco mais de Ankara e da cultura Turca.Hoje, foi um dia cheio, depois da reunião com o Murat e a nossa mentora.Ele acabado de chegar de Itália e já de partida para o Japão,mas ficámos a conhecer mais sobre o nosso projecto.
Fiquei a saber que vou dar aulas de Inglês e a Andreia de Português numa escola.Que podemos e devemos apresentar o nosso País o melhor que pudermos aos nossos meninos.Que no hospital, um edifício gigante, mesmo em frente á nossa residência, estaremos de perto com as crianças que têm Leucemia, por serem as que passam mais tempo no hospital, entre 2 a 4 anos de tratamentos.Imaginem crianças presas a um hospital tanto tempo.Eu estive um ano e já só pedia o fim desse tempo, que me marcou para sempre.
E eu respiro fundo.Respiro e hei-de fazer tudo por eles.
Também percebemos que em Janeiro, temos 4 Madeirenses que vêm passar 1 semana connosco, em jeito de intercâmbio.Soubemos que de 13 a 17, temos um training na Capadócia.
Ainda nos podem providenciar um carro, que a Andreia irá conduzir.Vamos ver.
Foi bom rever o Murat, a pessoa que me convidou na Roménia, com toda a certeza que me queria aqui. Nos próximos 10 dias, a residência está vazia, pois celebra-se o Raybam.É como se fosse o Natal deles.Todos vão a casa, ás suas terras natais, para comer carne com a família.Limpam e enfeitam as casas, rezam juntos, no fundo o que nós fazemos no Natal.Mas com outros contornos e significados.
Hoje na rua, eram centenas de pessoas a deslocarem-se com malas e trolleys a caminho de casa.
Na quarta feira vamos celebrar com a família da nossa mentora.E assim podemos perceber melhor como se faz e o que se vive.
Hoje estivemos numa casa, onde fomos recebidas de forma especial.Conhecemos uma fisioterapeuta que trabalha com pessoas que têm acidentes graves e ficam muito mal.Nessa casa, todos se descalçam á entrada, todos são recebidos com um chá Turco e bolinhos.   
 Depois dirigimo-nos á casa de banho e lavamos as mãos, os braços, a cara, as orelhas e passamos a mão na cabeça molhada e lavamos os pés.(Eles fazem isto 5 x ao dia) como sinal de purificar o corpo e depois a alma.Somos depois convidados a ficar, enquanto se fazem as orações, sobre um tapete especial virados para Meca.Rezam por fases e de várias formas.Ao nosso anjo que nos diz tudo o que fizemos de bom, virando a cabeça para o lado direito e ao anjo que nos diz o que fizemos de mal, do lado esquerdo.Acreditam que uma boa acção por nós praticada, volta para nós 30 x mais, mas uma má acção fica apenas registada uma vez no nosso livro da vida.Tudo tem uma simbologia muito bonita que me encanta cada vez mais.
Trouxeram-me roupas para me cobrir, saia, camisa e lenço.Pelas ruas, entoam cânticos lindissímos das mesquitas que convidam a chegar a tempo ás 5 orações diárias.
As mesquitas estão por todo o lado, improvisadas em pequenas salas acolhedoras.Hoje fomos a uma na estação de metro bem no centro da cidade de Ankara.Entramos e todos sabem que não somos dali.Mas permanecemos no nosso canto a observar e a falar com Deus á nossa maneira.
Tem sido uma experiência muito bonita rezar com eles e ver a fé com que o fazem.
Depois perdemo-nos pelo centro, que tem apenas 2 linhas de metro, e nós vivemos a 4 estações do centro, vagueamos nas 1001 lojas, hiper, mega, super baratas que se encontram por ali.
A Turquia produz os seus textêis, muito algodão, e por isso têm tudo tão barato e com um design muito actual e Europeu, apesar de estarmos na Ásia.
Depois da primeira ida ao super mercado, reparei que não gastei quase nada, em tantas coisas.Ainda bem.Coisas que em Portugal custam 5 euros, como um creme amaciador, aqui custam apenas 2 euros.
Ankara pela noite ficou-me nos olhos.A luz, o movimento, as pessoas e o pisca pisca dos letreiros das empresas e lojas, o amarelo dos táxis e os rostos cobertos por lenços, guardando os seus tesouros.
Mas amanhã voltamos para descobrir mais.
As cores de Ankara marcam-me de forma especial neste Outono longe, onde se avizinha um longo e frio Inverno.



Ps.O peixe que me confiaram para tomar conta e que comia 5 x por dia hoje comeu 2 x...e ainda não me parece doente!

Sem comentários: