terça-feira, 5 de outubro de 2010

Roadtrip with Duarte day 3

Sinaia,Brasov,St.Georghe,Miercurea Ciuc

O  primeiro dia de Roadtrip, foi longo e uma verdadeira aventura.Acho que todas as peripécias que tivemos, foram de certa forma o ingrediente que deu adrenalina a este começo de viagem.
A começar pela madrugada fria em que deixámos Bucareste e perdemos o primeiro comboio rumo a Sinaia.Depois de apanhar o 2º por um fio, lá demos o inicio oficial á nossa roadtrip.
O sol ia entrando pelas janelas e aquecendo o desejo de descobrir mais esta Roménia que me surpreendeu.Sentei-me numa cabine, cheia de crianças o que me animou imenso algumas horas de viagem.Uma família ainda jovem, mas com um amor e um cuidado com as suas duas pequeninas.Relembrei uma viagem de comboio que fiz com os meus pais, quando era pequenina.
Mal descemos no comboio em Sinaia, sentimos o frio da montanha, mas á medida que o dia avançou o calor fez-se sentir e estava um dia lindo.
Depois ter tomado um pequeno almoço tipicamente Romeno, subi até Peles.Um palácio onde o Rei passava férias, que é encantador, com um cenário de montanhas por trás e em toda a volta.Por dentro é fabuloso, mas não podemos tirar fotografias.As influências na sua arquitectura provém de diversos países e culturas.Achei curioso que todos têm que calçar uns sapatinhos de flanela, para visitar o palácio no seu interior e assim preservar o que é património.
A guia era de uma boa disposição e alegria contagiantes, senti que gosta mesmo do que faz.
A Roménia nem sempre foi um País pobre e a sua história visível em monumentos como este, mostram bem os tempos de prosperidade.
O dia aqueceu e a descida pelo meio da uma floresta fresca e cerrada, soube bem.
Dirigimo-nos para a estação de comboios, onde deixámos a bagagem e resolvemos tentar uma boleia até Brasov.Em menos de 5 minutos, uma carrinha parou.E lá fomos nós.Na Roménia é fácil e seguro pedir boleia, pois desde sempre as pessoas se habituaram-se a fazê-lo devido á rede de transportes ser fraca e cara.Assim que chegámos a Brasov, o condutor da nossa carrinha, apanhou uma multa, por ter parado na estação de comboios para nos deixar, em sentido contrário.Logo ele que não quis aceitar dinheiro algum.Completamente decidida fui falar com o Polícia e expliquei, que aquele homem tem 3 filhos, faz todos os dias o percurso Bucareste, Brasov (cerca de 3h30, ida e volta 7h) e que não era justo.Pensámos pagar nós a multa, mas era altíssima.No fim a multa foi perdoada e ficámos tão contentes.Depois de analisar os preços e horários dos comboios em Brasov, rumo a Miercurea Ciuc, decidimos pedir boleia de novo.Num talho escreveram-nos um cartaz a dizer Miercurea Ciuc, e lá nos posicionámos nós, para pedir boleia.E um a um, as pessoas começaram a juntar-se a dizer que ali não era um bom local, lá ficámos na paragem do autocarro, a conferenciar, e apanhámos um autocarro, para um ponto onde foi muito fácil arranjar um carro, até St.Georghe.Senti que aquelas pessoas, se uniram para nos ajudar de uma forma muito bonita.E estas coisas nunca mais se esquecem.
Encontrámos sempre pelo caminho, quem nos ajudasse a encontrar a melhor forma de chegar até certo ponto.Andámos á boleia de 3 carros diferentes.Fizemos o caminho por etapas.Mas em todas elas, as pessoas nos acompanhavam e desejavam boa sorte.Ambas as partes ficavam felizes.Muito pó na cara, muitas buzinadelas, e as malas largadas no chão.Assim que parava um carro, o Duarte ia a correr perguntar e chamava-me e lá íamos nós.Poupámos imenso dinheiro em comboios e autocarros.Cerca de 250 leis = 62 euros, o que para quem viaja assim é muito, principalmente na Roménia.
De St.Georghe, apanhámos outra boleia, desta vez, até Miercurea Ciuc,o condutor falava Espanhol e foi assim que fomos comunicando.Mal chegámos parámos na estação para fazer a nossa refeição de viajante, sandes, batatas fritas, sumo, fruta.Um sem abrigo veio sentar-se ao pé de nós e fizemos uma sandes que recusou,pedia-nos dinheiro para beber vinho, que recusámos.Na manhã seguinte bem cedo ele ainda dormia na mesma cadeira onde o deixámos.
Passámos a noite em casa da Zsofie, que nos acolheu como sempre, de braços abertos.
Depois de um banho e alguma conversa o sono começou a apoderar-se de mim, e ás 22h30 estávamos na cama, pois no dia a seguir tínhamos um comboio ás 7h para Giymes, onde o Bô, nos esperava ansiosamente.
Adormeci cansada, mas feliz por neste caminho nunca me ter sentido insegura ou em apuros.A Roménia é um País seguro em muitos aspectos, posso dizê-lo.
Primeiro dia estava cumprido.