quarta-feira, 29 de julho de 2009

Amanhã vou caminhar.


E hoje tanto caminhei.













O dia foi longo hoje!
Podia descrevê-lo apenas como longo, mas foi mais do que isso.
Ando a 1000 á hora.Mas gosto de andar assim.
Ontem dormi no Telhal, porque hoje, tinha ás 7h15 de acompanhar um doente ao hospital, pois o voluntariado é bem mais do que cantar umas músicas e dar de comer á boca.No meu entender.
É nestas coisas que também se vê o espírito de cada um.
Conheci outros voluntários, que como eu se apaixonaram pela casa, pelos doentes e há muitos anos ali fazem serviço.Um serviço digno de ser ver e sentir.Estou ainda a começar a caminhar.
E numa carrinha branca, lá partimos nós, sendo distribuídos por esses hospitais.
Eu fui logo a 1a, com um doente muito querido, que pedia cigarros a toda a gente, bolos e cafés.Reparava nas mulheres grávidas e dizia que "estavam felizes, ui, ui"...falava com toda a gente e ouvia o seu rádio no máximo, sem se importar se os outros queriam ouvir ou não e foi muito bom acompanhá-lo.Ver, como as pessoas reagem á diferença, muitas reagem tão bem, outras olham de lado e outras ignoram.O médico recebeu-o bem, perguntou-me se era família, disse que era voluntária, (mas tive vontade de dizer, sim sou família porque quero ser!) ao que ele respondeu ao doente que estava cheio de sorte.
Lá viemos da consulta, com tudo marcado e organizado.E ele sempre a absorver o mundo á sua volta com olhos despertos e perguntas directas.Foi um desafio.
Depois de ter feito a estrada de belas, umas quantas vezes, eram 14h30, estava no Hospital, para ver o meu pai.Surpreendido, de me ver tão cedo, disse-me logo que ia ter alta.A médica apareceu logo de seguida, e falou claramente.
Ele tem que vir a casa, porque não pode estar assim tanto tempo no hospital.A infecção regrediu um pouco, mas assim que sentir febre, tem de voltar.Ela diz que é bom que passe uns dias aqui.
Eu nem penso se muitos ou poucos, tê-lo aqui é tão bom.Vê-lo olhar para as suas coisas...sentir a sua casa.
Do hospital fui a casa em 20 min, organizar as coisas, e segui para a Baixa, onde me encontrei com a Márcia.Foi bom espairecer contigo.
Sentia-me cansada mas com muita energia.E o dia parecia ser 2 dias em vez de 1.
Vim jantar e neste momento o meu pai ressona como se não houvesse amanhã no quarto ao lado e eu adoro esta sinfonia.Que saudades.
Hoje, porém não durmo em casa, vou dormir de novo ao Telhal, pois amanhã temos a caminhada á tapada de Mafra com os doentes...desta vez mais curta, 4.5 Km.Espero não encontrar de frente nenhum javali!
Por isso hoje na minha cama, dorme a minha irmã, que vem ficar com o meu pai.Tem que ser de vez em quando.
Comprometi-me e não esperava pela alta hoje, mas estou feliz, apesar de tudo e da correria.
O campo de férias aproxima-se...e estou ansiosa.
E é isto.
Sei que o discurso hoje, foi assim meio matemático como se fosse uma acta do meu dia...mas tou podre de cansada e amanhã estarei pior.Há muito mais que queria dizer e descrever, mas está tudo aqui guardado.Acreditem.
Tudo isto só me faz sentir, Viva e cheia de força para dar.
Obrigado aos que me suportam e me dão cor.
Sem vocês...seria bem mais duro.
Vou aterrar na cama, quando lá chegar.
Fui.



1 comentário:

Grupo nº3 12ºB ( INA) disse...

Olá Rita !

Sei que já não falámos à muito, mas continuo a seguir bem de perto o teu blog ...
Não sei bem explicar, mas o que tu escreves dá-me força, Alegria …
Expressas de uma forma tão admirável as tuas vivencias, os teus sentimentos, transmites aos outros aquela tua força e aquele teu grande amor…

E agora vou escrever aquela frase já banal, mas que é a que mais se aplica agora :
Obrigada Rita, por seres assim =)

Beijinhos*
Telma Bezerra