domingo, 21 de junho de 2009

Mariza










A Mariza é uma artista e pessoa, maravilhosa e nem sei se saberei dizer tudo o que nos faz sentir, assim que pisa o palco.
A noite estava quente e o mar brando.A baía ia enchendo de pessoas lentamente...de poucas passamos a ser uma multidão ávida de escutar uma voz Portuguesa e da qual muito nos orgulhamos.
Para quem esperava vê-la surgir do palco, surgiu do mar, num barco branco destacado por holofotes que o seguiam até ao palco...foi mágico e inesperado.
Ela consegue cantar-nos...a todos.A Alma Portuguesa de forma extraordinária.
A noite ajudou-me a não pensar no dia de hoje...e assim "fugi" por instantes á realidade e que bem me fez.Ia sem grande vontade de estar ali, pensava no meu Pai, mas a Mariza conquistou-me de tal forma sem o saber.Ela, o mar, o céu estrelado, o calor, os amigos.Tudo isso me embalou.
Acabei por dançar, por cantar a plenos pulmões, as letras que sei de cor e marcaram tantos momentos da minha vida...acabei mais uma vez por sentir-me muito feliz por ser Portuguesa e ter esta identidade, tão nossa, saber o que significa Saudade...no verdadeiro sentido da palavra.
Entre a chuva, o Sr.Vinho, a Rosa Branca, o Barco Negro e a Feira de Castro, ainda houve tempo para cantar Florbela Espanca...e no fim, veio em jeito de agradecimento, Oh gente da minha terra...que nos fez sentir amados e queridos, por entre os muitos públicos que ela vai tendo pelo mundo.
Mariza não canta apenas com a voz, mas com o corpo, a alma e uma garra que lhe vem não sei de onde.Pára, suspira, fecha os olhos e prolonga os vocábulos.Tem charme e um glamour muito distinto.Na cara, olhos brilhantes e sinceros e sempre um sorriso esboçado.
O aroma do mar abraçava a multidão,o jogo de luzes era perfeito e ritmado de tal forma que despertou em mim, muitos sentimentos.Talvez estivesse mais sensível a isso, no dia de hoje.
Especial, foi a história que ela contou sobre como o fado entrou na sua vida, aos 4 anos...e a forma como falou e dedicou a música ao seu Pai.Doce.Sentida.Eterna.
Sei que depois de Amália, só mesmo Mariza.Mais ninguém.
Bom, agora vou dormir e deixar que as suas palavras ecoem bem dentro de mim...pelos dias fora.

3 comentários:

ha'u disse...

Pa te ser sincera, ritinha, gosto muito dos fados da Amália, mas prefiro mesmo ouvi-los na vós da Amália... não gosto muito da interpretação da Mariza desses fados da Amália. Mesmo sendo grande artista a Mariza, fica aquém da outra senhora.

Opiniões...

Os olhos da alma... disse...

Concordo contigo, quando dizes, que Amália é Amália, indiscutivelmente.Mas nos tempos de Agora, e seguindo-se a ela, Mariza é o melhor depois da voz dessa senhor.Não as comparei.Entre outros nomes, que gosto, Mafalda Arnauth,Cristina Branco,Ana Moura...pouco mais, no fado.

Muito obrigada pela tua opinião =)

É válida sim senhora, não sabia era que gostavas tanto de AMÁLIA,a ver se te canto um faduncho!!

ha'u disse...

Não é que goste assim tanto da Amália. Apenas gosto mais de ouvir certos fados na voz (e não vós, como escrevi em cima) dela, gosto mais da versão dela... gostava que a Mariza se dedicasse mais a originais.