sábado, 21 de março de 2009





Hoje voltei lá...









Nunca voltes ao sitio onde foste feliz.Dizem por aí...
Discordo plenamente.
Volto sempre aos locais onde já fui muito feliz,vezes sem conta, porque preciso...porque sou atraída naturalmente a voltar não uma nem duas vezes, mas muitas.
Se fui feliz, é porque esse local é mágico, belo e me faz sentir bem.E depois se há prazer em recordar, pois gosto de o sentir.
Ver de novo as pessoas bonitas que passaram por mim e ainda permanecem...ver de novo os meus pés descalços na areia, como quando tinha 5 anos e corria por esta praia.Sentir o mesmo abraço do mar azul, mal fazemos a curva e sentir o beijo do sol na minha pele até á alma.
Hoje estive lá, na Praia grande...tão grande como a infinidade dos meus pensamentos e desejos.
Caminhei...molhei os pés e as calças quase até aos joelhos, apanhei conchas e atirei pedras para longe, senti o cheiro salgado do mar...e ele entranhou-se na minha roupa e cabelo.
Uma rocha serviu-me de encosto virada para o sol, fechei os olhos e deixei que os sons e aquela paz tomassem conta de mim.Vi a felicidade em alguns rostos que por mim passavam, a mesma vontade de aproveitar a liberdade que é poder caminhar ali lado a lado com o mar, ele mesmo grande e profundo,e eram alguns em busca de um sol que ameaça ir embora por estes dias.
A praia da minha infância, adolescência e juventude, a praia da minha vida...pois hei-de sempre voltar, está diferente.Encontrei-a modificada pela erosão de um Inverno que já quer partir, as falésias deitadas abaixo, as pedras que caíram na areia, e a largura do mar para a estrada, mais pequena...sinais de abandono aqui e ali, mas talvez o verão a recomponha.A minha praia.
Gosto dela assim, quase vazia...imensa.Quanto mais perto da grande falésia, melhor.
Tal como ela, com o passar dos anos, eu mudei e vou mudando, há partes de mim que se vão deteorando, outras renovando, há pedaços que caem para nunca mais voltar ao sítio, outros ficam assim mais seguros.Por vezes também há sinais de abandono em mim, por certas coisas.
Mas algo que nunca muda, é a força daquele mar, a sua bravura e beleza, a sua imensidão, o seu aroma, a sua meiguice ao tocar a areia...
E porque isso não muda, eu posso e quero sempre voltar...lá, ao lugar onde ainda hoje fui tão feliz.

Sem comentários: