sexta-feira, 26 de setembro de 2008




Longas horas tem um dia...especialmente quando sofremos!


















Indignação.Impotência.Sofrimento.Esperança.


São algumas das palavras, que definem o que estou a sentir neste momento.Bem como toda a minha família.


Sei que reclamar para o mundo, não vai adiantar nada, não trará de volta a saúde ao meu Pai.Mas reclamo aqui, neste meu cantinho, onde sei que sempre tenho voz, e uns olhos atentos que me lêm e fazem força comigo.Sei que lutar contra um hospital, é uma batalha quase sempre perdida...pois um médico é sempre um médico e acha que nunca erra.Mas tenho a certeza que os médicos que têm acompanhado o meu pai, foram para com ele incompetentes, pouco interessados.E porquê?Porque o meu pai não lhes pode pagar 5.000 euros, para ser operado no dia a seguir nas suas clínicas particulares.Logo não lhes interessa.Pode definhar, pode agunizar, que isso, para eles é comum.
E os utentes, confiam neles, como se fossem Deuses, para lhes dar de novo a vida com qualidade, que perderam.


Hospital Amadora-Sintra, este é o local onde nunca ninguém pode desejar cair, eu ousaria talvez em chamar-lhe, de "matadouro" público, onde alguns têm a sorte de se safar, depois da penosa experiência que é um internamento ali.Para não falar nas urgências, que têm tempos de espera de mais de 20h, em pé, nos corredores e sem quaisquer condições.


E falo, falo porque sei, porque infelizmente o meu pai, tem sofrido horrores naquele hospital, e o seu estado agrava-se de dia para dia, porque faz parte de uma lista de espera, de milhares de pessoas, que anseiam uma operação, uma cama, uma vaga...para lutar pela vida.


Ele tem sido um guerreiro, a operação estava prevista para Março, para retirar algo muito simples,que se fosse retirado a tempo, não estaria a espalhar-se por todo o seu corpo desta forma.Já lá vão 7 meses, de espera, de mau estar, de incerteza...e certamente de agravamento visivél aos nossos olhos que o acompanhamos todos os dias.Ainda assim, uma espera esperançosa, um olhar para o futuro e para as coisas que ainda quer fazer no seu alentejo, ao pôr do sol, debaixo das oliveiras...onde eu acredito que ainda sorrirá.


O último internamento durou 15 dias, e ontem teve finalmente alta, mesmo queixando-se de dores e não comer nada nem beber há 2 dias, mas a resposta que obteve foi:"Procure o seu médico de família, não temos camas, e pensamos que a sua situação está estabilizada."


A minha indignação, em saber que a situação estava tão estabilizada, que passado algumas horas de estar em casa, voltou imediatamente para as urgências, com dores, e sem conseguir comer ou beber nada.Na urgência ficou das 17h, ás 5h da manhã, num corredor á espera de ser visto.Finalmente foi observado e encontra-se no S.O (serviço de observação), onde ainda está, pois não há vagas nas enfermarias.


O que dizer disto?O que pensar?O que fazer?


Mas quem manda um doente para casa, sabendo que ele não está bem?


É revoltante, uma pessoa que como ele trabalhou a vida inteira, honestamente, fez os seus descontos, e no fim depara-se com um sistema de saúde que em tudo falha, que não dá vasão, que investe tanto dinheiro, mas que não demonstra quaisquer resultados.


Impotência, por não poder tirá-lo dali, suprimir a sua dor.


Sei, que num hospital como o IPO, quanto a mim o melhor hospital que conheço, apesar de não se novo, mas que dá resposta rápida ás necessidades dos doentes.Ali luta-se todos os dias pela vida, por todos os meios, com todas as forças, quem lá trabalha, não vê só dinheiro, vê as pessoas que trata, e cuida delas, com um amor, dificil de encontrar.Eu sei, porque já recebi esse amor, e já senti na pele essa entrega que salva.Se alguém precisa de ser operado, isso é feito assim que há oportunidade, mesmo que para isso, se opere durante a noite e madrugada, se façam horas extraodinárias...o que importa é salvar uma vida.


É essa a função de um médico...não de arrastar as coisas, como se não fosse nada com ele.


É porque não sabe a esperança que ainda temos dentro de nós, mesmo que receie que seja tarde demais.


Mais dias de internamento, mais dias com o coração inquieto...mais uma luta.
Mais fé também.Não sei como tenho aguentado estes dias...a nossa força, pode sempre parecer suficiente, mas a certa altura precisamos de um abraço, de uma voz amiga, de perceber que estão connosco, pois o medo também grita dentro de nós.Medo de não saber o que vai acontecer.Mas ainda assim confiar.
.


E é nestas alturas que vemos, quem de facto está connosco.E podemos achar que estamos rodeados de montanhas de pessoas, sim de facto estamos, são as pessoas, que partilham connosco festas, aniversários, saídas, férias,momentos felizes e assim a amizade é muito fácil e não dá trabalho algum...


E então os momentos como este?Não fazem parte da amizade?


Vida.Pois cada um tem a sua.


Pois a vida dos meus amigos importa-me.Preocupa-me.Motiva-me.Alegro-me e choro com eles.
Mas os amigos, revelam-se, ao longo da nossa caminhada, sobretudo nestas alturas e muitas vezes essa palavra de apoio,esse abraço, vem de onde sempre veio, dos portos seguros,que longe ou perto nunca nos deixam ou então de onde não esperávamos que viesse.E surpreende-nos.E aconchega-nos.
Há dias que não podemos esconder a tristeza, e eu todas a noites acendo uma vela, e peço do mais fundo de mim, que tudo acabe bem.














Obrigado a todos os que estão comigo e por isso com o meu Pai, através dos gestos mais simples.No coração.



3 comentários:

Grupo nº3 12ºB ( INA) disse...

Rita,

sim é verdadeiramente revoltante o estado em que se encontram a maioria dos hospitais em Portugal.

gostava de encontrar a palavra certa para dizer/dar nestas situações mas não a encontro, porém quero que saibas que vou estar sempre aqui, apesar de saber que pouco posso fazer.

Uma certeza tenho, tu e o teu Pai estarão presentes nas minhas orações.

Beijinho, Telma

NRF disse...

FORÇA AMIGA.... TU ÉS A MAIOR! E A TUA LUZ BRILHA MUITO JÁ VENCESTE O MAIS DÍFICIL PARA MIM NO MUNDO.... COMO TAL PODES VENCER QUALQUER COISA.... PARA MIM ÉS SEMPRE UMA HEROÍNA... ÉS A INSPIRAÇÃO PARA AS PESSOAS QUE LUTAM CONTRA CERTOS MALES... TU GANHASTE.... MUITOS IRÃO PERDER, QUEM SABE EU, TU, ELES... MAS TU JÁ GANHASTE.... JÁ GANHASTE... O MÁXIMO QUE PODEM FAZER É EMPATAR.... JÁ GANHASTE! FORÇA

Anónimo disse...

***Rita,
apesar de nunca deixar mensagem, sempre que posso venho ver o teu blogue, porque tem sempre algo que anima! Tu és uma força da natureza!

E tenho fé que tu, o teu pai e a tua família consigam enfrentar esta situação.

Bejinhos, Carina (SM Penajóia)