terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

5 Anos.






Faz precisamente 5 anos, passei parte desta noite no Hospital.
Esperava o resultado da operação do meu Pai.Mandaram-me para casa.Não valia a pena esperar ali.Vim,inquieta.Mal dormi.Pelas 8h da manhã o telefone tocou...pediram que fosse lá.Corri.Ao chegar procurei-o no recobro.Nada.Depois no quarto, no mesmo piso de sempre.Nada.
Encontrei o médico.Pergunto pela operação e se o posso ir ver.Ele responde:"Lamento informar, mas o seu Pai não resistiu à cirurgia."
E neste instante fez-se silêncio, um silêncio pesado, que a custo tive que engolir.E o chão desfez-se debaixo dos pés e o mundo parou.Ali.
Depois de me dar os detalhes da cirurgia que já não ouvi, pois já não me sentia ali, caminhei lentamente pelo corredor até à saída,a chorar como uma criança que se perde...liguei para toda a gente e esperei que viessem,mesmo que tarde demais.Fui eu a reconhecer o corpo, a sentir o frio de um beijo congelado na testa.E perceber que era mesmo real.Imóvel.Aquilo que ele foi.Eu imóvel naquilo que sou.Aquilo que fez de mim.Aquilo que ensinou e foi tanto.O Homem que admiro pela doçura, pela alegria e paciência infinita, pela paz...e humildade, ali imóvel e frio.Pálido.Vestiram-no com a pressa de quem faz o mesmo todos os dias.Eu fiquei a ver.Firme.Não era mais um.Era o meu Pai.Só eu sabia a sua história...como ele me contava.
Eu sou a Rita, porque ele existiu.Não só porque me deu a vida, gerando-a,mas por tudo o que dele aprendi.Porque ele ao meu lado esteve, quando eu mesma lutava pela vida.
As saudades aumentam, embora se pacifiquem com o passar dos anos.Mas é daquelas dores que ninguém cala.E daquelas alegrias que vivem em nós, ter tido um Pai assim.

E resulta Pai.E corre muito melhor quando paro, respiro fundo e resolvo a melhor forma de caminhar e seguir em frente.Como tu fazias.Resulta.

Depois de o deixar em terras Alentejanas, onde ele queria ficar.Eu parti para o mundo.Até hoje, nunca mais parei.
Foram tantos Países, missões, vidas, sofrimentos, alegrias...mais o que está para vir.


Sem comentários: