domingo, 27 de outubro de 2013

... i guess what i'm saying is that i like being alone, but i hate being lonely. *













A idade traz-nos certas coisas que nos fazem saber viver melhor. Uma delas é a capacidade de estar sozinho, que é diferente de ser solitário - de estar só. estar sozinho é, num determinado momento - horas, dias - viver, fazer, estar sem companhia, mas saber que existem várias pessoas, amigos, amores, que nos acompanham onde quer que estejamos. que estão sempre connosco. 



Ser solitário, é alguém que vive sempre longe dos outros. fisicamente e sentimentalmente.
A maioria das pessoas não é nenhum dos dois, pelo contrário. porque vivemos em sociedade, e cada vez mais em comunidade, as novas famílias são os amigos, sendo que há sempre alguém comunicável, presente, à distância de um clic, que nos garante a companhia e a conversa. Mas também por essa facilidade, às vezes cai-se no oposto de nunca estarmos sozinhos. Sempre on-line.

Conseguir estar bem, sozinho, dá-nos a serenidade de saber que somos auto-suficientes, e capazes de aproveitar as coisas boas da vida só por nós. Uma música, uma paisagem, um livro, um pôr-do-sol. Ou apenas um dia sozinho, sem conversa, sem troca de opiniões, de olhares sequer. cura de silêncio. 

Estar sozinho, ajuda a pôr os sentidos em ordem, alinha o pensamento, o que somos. Por isso, às vezes precisamos de estar off. E isso não nos afasta de quem gostamos. Pelo contrário. Aproxima.
Pela saudade que se sente, pela vontade de na próxima vez estarmos juntos.Jjá naquele momento.
Gosto de pessoas que são capazes de estar bem sozinhas. Porque essas eu sei que quando estão comigo, é porque eu lhes acrescento algo mais na vida. Estão por opção, e não por necessidade/hábito de companhia permanente.

Difícil é quando somos obrigados a ficar sozinhos, afastados de alguém num momento em que não desejávamos. naquelas alturas que estamos sozinhos não por opção, mas por contingências da vida: trabalho, viagens, deslocações, barreiras familiares.

Mas é precisamente aqui que quem gere bem "estar sozinho" convive melhor. Porque estar afastado não significa estar desligado. Porque não estar presente, não significa estar ausente.
Quando se é parte de alguém, sabe-se que mesmo longe, quem gosta, quem se quer, quem ama, está sempre presente. 
Porque estar sozinho é diferente de estar só...




* Os pés são sempre os meus...nesse mundo.

Sem comentários: