segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ser pela verdade...um desabafo!







(Tendo em conta o contexto e a cultura onde me encontro inserida,onde se mente, rouba, faz vida dupla,inventa,tendo em conta o que os meus olhos têm visto por aqui, o que me tem feito tirar do sério algumas vezes...peço que tenham em atenção as palavras menos doces...mas também sou feita de muitas zonas mais azedas.
Hoje desabafo...e não há quem me cale.)



Ser pela verdade, não é de todo algo fácil.
Ser pela verdade, implica, confronto, luta, complicações que nunca se podem evitar, quando se vive com verdade.Diz-se muito que quem fala a verdade, não merece castigo.Mas é o que acaba por receber.
Sempre disse tudo o que pensava, ás vezes desmedidamente...reconheço.
Mas deixei claro, escolho a verdade sempre, no momento em que tem que ser dita.Não mais tarde.Agora mesmo.Não depois, mas neste preciso momento.Um dia...apenas se não puder agora.
De preferência olhos nos olhos, face a face.Traga isso as consequências que trouxer.Eu tenho estrutura, cara, para as enfrentar.Ao passo que tenho também, capacidade de entender que errei e pedir desculpa.É bom ter os dois lados.Guardar rancores...não consigo.Fazer teatro, em assuntos humanos, jamais.
Mesmo quando me custa a chegar até esse ponto, o de entender que errei...eu acabo por chegar, acabo por sentir.
Mas há alturas e momentos que sei do fundo do coração, que não há erro em se ser verdadeiramente directo, rápido, conciso, clarificador.
Isso demonstra que possuímos apenas uma cara e não duas.Eu possuo uma, aquela que os meus amigos e família conhecem e muito bem, cada vez melhor.Porque á medida que crescemos e alargamos os nossos horizontes, essa cara, vai-se tornando, firme, concreta, segura de si mesma e de quem a vislumbra.Não tenho qualquer dúvida disto.
Nunca tive necessidade de esconder quem sou, o que faço, nunca tive necessidade de viver duas vidas, de passar a imagem.O que passa, é o que vai saindo...quem gosta, permanece e é isso que acontece a maior parte das vezes, quem não gosta, pouco tempo dura no meu caminho.Paciência.
A vida é mesmo assim...não nascemos para ser amados por todos.Mas acredito que tenhamos que fazer um esforço para amar todos.E isso é também extremamente difícil.Mas não impossível.Creio.
No entanto já me superei nessa árdua tarefa.Amei mesmo quem não conhecia.Lutei por essas pessoas, apenas porque este Amor universal me possui, desde que me lembro de ser gente.É isso que me move, que me faz avançar dia á dia.
Mas para mim é claro, identificar alguém que vive duas vidas, que mente, que oculta, que não sabe como fazer frente aos seus problemas, alguém cuja realidade não lhe agrada e por isso foge sem ver um final, sem saber para onde.Mas qual de nós estará 100% satisfeito com a  sua realidade?Por mais próxima que esteja da perfeição, há sempre algo que não a deixa tocar a perfeição.Cabe-nos a nós construir essa ponte, entre o que se tem e o que se deseja.Depois...bem, depois, por experiência própria, é só atravessar a ponte, com verdade e abraçar uma espécie de paraíso na terra.
O bilhete para a outra margem é a verdade.
É isso que se paga pelo sentimento de paz e consciência tranquila, no que toca aos nossos actos e valores.
Não tendo verdade, não somos nada e ainda envolvemos os outros.
Somos sim, uma espécie de ser que se arrasta no mundo...ás cegas, mas passando a imagem, e muito bem, de que somos exemplares, perfeitos, fantásticos.Ninguém é.Mas deve procurar ser.
Exemplares?Mas queremos enganar quem?
Então e a segunda vida?Aquela que ninguém vê ou sabe?Não conta?

Para mim conta, se a vir.E quando a vejo...está tudo dito.
Aliviada me confesso por hoje.Foi um diálogo interno que venho a ter faz algum tempo.
Tempo demais.
O ditado também diz:" A verdade vem sempre ao de cima" e " A mentira tem perna curta"...
Ponto final.
.

Sem comentários: