quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dia do Professor





























O dia do Professor em Lichinga, foi um dia em cheio.
Pela manhã, concentrámo-nos na praça dos heróis, todas de capulana verde.A nossa escolinha estava muito bem representada.Cada escola, tinha cores diferentes, o que no conjunto fez uma mistura interessante de se ver.
Foi um dia para celebrar, mas também para contestar.Até a classe da enfermagem se apresentou.
Alguns dirigentes vieram "discursar", mas para mim não passaram de palavras dadas ao vento.
É muito bonito falar nestes dias, mas no terreno, somos nós que sabemos como são as coisas na dura realidade.
Em filas, as pessoas dirigiam-se á estátua em homenagem aos heróis desta terra, colocavam flores.Tudo muito formal.
Apenas um gesto me chocou.Uma criança com trissomia 21, aproximou-se da formatura, onde estavam os presidentes, arrancou um ramo de um arbusto, pois não tinha flores, e colocou na estátua. de seguida, como toda a gente, foi dar um aperto de mão aos dirigentes, que o ignoraram por completo, recusando dar-lhe a mão.Esta criança caminhou até ao local onde eu estava e eu fiz questão de lhe apertar a mão.
Isto aconteceu perante uma enorme multidão.
E eu pergunto, se será este o exemplo que queremos dar aos professores desta terra.Se quem está acima dá exemplos como este...num dia como este, então não se podem esperar milagres de um sistema educativo já por si pobre e deficiente.
Foi o suficiente para mim, para deixar a praça em silêncio.Eu que sempre lidei com a diferença, especialmente doentes como este menino.Esta criança não era menos do que qualquer um de nós e este acto, pode tê-lo feito sentir que é diferente e por isso desprezível.
Não será o objectivo de uma educação global e justa, procurar integrar e não excluir?
Fora isto, a festa veio a seguir e muito animada.As titias pela primeira vez, reuniram-se num dia para festejar, dançar, cantar, cozinhar.Perdi a conta ás gargalhadas que soltei...
Quanto a mim, foi um momento de equipa muito importante, longe das responsabilidades diárias que cada uma tem.Houve oportunidade de celebrar de facto em união, o nosso esforço aqui, por uma educação melhor.

Sem comentários: