terça-feira, 18 de outubro de 2011

Chris B day













O Chris pertence ao corpo de paz, como quase todos os Americanos aqui em Lichinga e espalhados por África.
O corpo de paz, tem regras que são rigorosamente cumpridas.Uns trabalham a nível da saúde, outros da educação.Neste caso são professores de matemática, essencialmente.
Debatem-se com condições muito piores do que aquelas em que eu vivo.Um dos lemas do corpo de paz, é que os seus voluntários, vivam de acordo com a realidade encontrada no local.Logo as suas casas, dispõem de poucas comodidades, como água corrente por exemplo.Não podem conduzir um carro, andam sempre a pé, seja para onde for.Percorrem grandes distâncias, pois o centro da cidade ainda fica longe para eles.Recebem cerca de 6000 meticais, por mês, e por isso raramente comem carne ou peixe.Isto sim é viver de acordo com a realidade.Ás vezes quando olho para a minha situação, vejo todos os pequenos luxos que tenho.E agradeço.O facto de ter água  corrente por exemplo, é muito útil.Mas eles vivem bem assim e já se habituaram.
E eu admiro-os pela sua dedicação e profissionalismo que contrasta em muito, com esta falta de organização e formas fáceis de alcançar os objectivos.Aqui paga-se, por uma nota, de um exame.Suborno.
No entanto o corpo de paz, marca a diferença, mostrando que não é assim que se conquistam as coisas.
Ás vezes, sentem que é uma luta inglória, mas não desistem e permanecem a dar o exemplo.E isso é tudo o que se pode fazer.Estando próximo das pessoas.


Estar próximo para mim não tem chegado, ás vezes sinto que é preciso envolver-me, lutar com estas pessoas, falar por elas ou fazer-lhes ver os direitos que têm e posso dizer que tenho visto resultados,(poucos), mas alguns.
Aprendendo...

Sem comentários: