sábado, 3 de setembro de 2011

Pedaços de uma semana cheia de cor...









































Falar desta semana, é falar de uma semana que começou com muito frio e vento logo pela manhã, mas que depressa se transformou em dias azuis e quentes.A temperatura ronda agora os 26º.Aqui o tempo anda mesmo ao contrário das minhas referências normais.É agora que vai começar a aquecer e virá o  Verão.Para mim será o inverso, Setembro seria já o começar de um Outono cada vez mais frio...
Logo na segunda feira de manhã ganhei uma Ata, um fruto delicioso que queria muito provar, mas que nunca encontrei por aqui, no mercado.Todos os alunos me falavam dele e eu fiquei curiosa.Pois a minha titia Ana, encontrou uma Ata, bem madura...e eu deliciei-me á hora do mata bicho.
Parecia uma criança com a Ata na mão, como se pode ver pela foto.

Também aconteceu, estava eu a acordar de uma bela sesta, que faço questão de fazer depois do almoço, nem que sejam 30 minutos, fui raptada por um grupinho de crianças, que me veio chamar a casa, para brincar, acabámos a dar uma volta á cidade e eles até me ajudaram a escolher uma linda capulana, que ser para um lindo vestido, que me vai lembrar sempre estes meninos.Era fim do dia e ficámos sentados no muro em frente á igreja, até o sol desaparecer.
Depois vim para casa, com um saco e capulanas na mão, feliz.Acabei de ver o céu a escurecer, sentada da minha janela...que paz.
As cores,sempre as cores aqui.Quando o céu é azul, é azul, quando o sol se põe, quando vejo um grupo de capulanas á cintura, vivas e diferentes.A cor dos diferentes tons de pele, a cor dos olhos, a cor das frutas e legumes e a cor...que não se explica, porque somente existe.
A cor,que vou retendo e transformando em vida.A cor que fará sempre parte do que sou.

A semana seguiu, com algumas boas surpresas e começo a perceber melhor o meu lugar aqui, nesta casa, nesta cidade, nestas ruas, nesta escola, nestas vidas, neste projecto também.
Começo a perceber o que devo excluir aos poucos, porque não me inspira verdade e quem devo acolher mais...
Tenho agora outra responsabilidade, a Ir.Ferreira pediu-me que desse formação ao pré escolar, dos 2 aos 5 anos.É um desafio nada fácil, porque são muitos meninos, titias e há tanto por fazer e acho que apenas sei por onde começar, mas não como vai correr...mas como sempre confio.Quase tudo aquilo a que me propus na vida, consegui e o que não foi conseguido, foi porque de facto não tinha que ser, não era para mim.

Há momentos que sinto claramente, que a vida me ia trazer até aqui.E quando estou a viver cada um deles, penso, é isto, era isto mesmo.É ainda melhor, do que imaginava.E quando digo melhor, falo no sentido de tudo aquilo que é possível fazer por estes meninos.E é tanto.Podemos em certos dias, tomados pelo cansaço,pensar que não...que afinal não fazemos nada de grandioso e eterno.Mas eu ainda me lembro da minha professora primária, da forma como me marcou, dos primeiros passos nas letras, nas palavras e nas frases e agora neste blog e no mundo!Tudo começa ali...com alguém que se interessa por nós e nos ajuda.São ensinamentos que ficam para a vida, como tatuagem...que nos vão ser úteis todos os dias.
Não sei até que ponto vai fazer a diferença, nas vidas destes meninos, mas alguma coisa ficará e acredito que muito boa.
Mas sei que na minha vida já ficou tanto e está a ficar...e mais o que está para vir, que não conheço ainda, por pertencer ao futuro.
A minha partida daqui, talvez possa ser adiada, uma vez que as aulas terminam a 26 de Novembro.Tinha chegada prevista a Lisboa para 31 de Outubro.Mas não quero, nem posso deixar os meus meninos 1 mês sem mim.Até porque há muito por fazer.Espero conseguir.
Isso significa que há a possibilidade de completar 30 anos de vida aqui,no dia 23 de Novembro, seria sem dúvida especial.
Já celebrei este dia das mais variadas formas, até numa cama de hospital.A última vez tinha acabado de chegar á Turquia...há algumas semanas.
Irei a casa para o Natal, o que vai saber muito bem...rever amigos e família.Talvez pudesse dar um pezinho a Berlin para o encontro Europeu de Taizé...parar e rever tantos amigos.Era perfeito.
I am making plans!
Aguardo serena pelo dia de amanhã...e por mais uma semana cheia de vida!






Cor...muita cor!


Sem comentários: