segunda-feira, 25 de julho de 2011

A primeira missa












Hoje foi Domingo e dia de missa.
Acordei cedo, e pela janela podia ver as muitas pessoas que passavam apressadas e nas suas melhores roupas para a Igreja.Apressei-me também.
Cá fora um grupo de mulheres com capulanas coloridas á volta da cintura, esperavam a celebração começar.A Igreja estava cheia.
Ficámos mesmo á frente.Aquilo que eu tantas vezes vi representar, em missas que de nada se pareciam com isto, era agora real.
Foi muito forte.Dizem-me que durou 2 horas, mas para mim parecia apenas 30 minutos.Absorvi intensamente cada momento da celebração.Porque os Africanos sentem esta festa, com tanta força e intensidade.A forma como dançam e cantam é impressionante, as suas expressões que nos dizem que a fé é a maior força que possuem.E o que seria deles sem ela?O que seria de mim também?
Econtrei 2 Alemãs, que fazem missão em Kuamba, a 300km, mas vieram aqui á missa e passear, pois já estão cá faz 1 ano, partem dia 11 de Agosto.Convidei-as para o pequeno almoço no nosso melhor café, a Mária.E depois fomos ao mercado.Foi bom sentir que mais gente partilha deste sonho comum.
Por diversas vezes quis dançar, soltar-me, mas ainda a medo, fiquei pelas palmas e o sorriso rasgado que não podia esconder.
Houve um momento que me marcou especialmente,quando foi lançada uma pergunta á assembleia, o padre perguntou onde estava o nosso Tesouro?Quem já tinha encontrado o seu Tesouro?
Fez-se silêncio.Ele voltou a perguntar.Sabendo eu que o encontrei faz tempo, não hesitei em responder que sim, que já o encontrei faz tempo.Perguntou-me então qual era?Respondi DEUS.
Tive a completa certeza do que dizia e fi-lo com uma confiança extrema.Foi perante tanta gente que ainda não conheço.Perante a comunidade que quero abraçar.
Tem sido intenso toda esta descoberta, partilha.Ás vezes nem acredito que já aqui estou.
Vai ser muito duro.Mas hoje, acordei com nova força, o sol brilhava e depois da missa, senti-me muito bem.Pela tarde dormi (como todos cá em casa) uma sesta para repor o sono.Ainda me sinto cansada, pela viagem, por acordar cedo e talvez a medicação para a malária não ajude.
Mas o meu coração está onde sempre esteve.
E sempre se disse que onde ele estiver aí estará o nosso tesouro.E é bem verdade.
Boa noite.

1 comentário:

Cristina disse...

Querida Rita,
muita força e alegria nesta missão.
Acredito plenamente que onde estiver o teu tesouro aí está o teu coração.
Um abraço com carinho