sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aprendendo...preparando!




A titia Ana, a organizar fichas comigo na nossa sala e á conversa.Foi assim a manhã depois da habitual caminhada até á escola, que me faz muito bem, para além do pó que se entrenha em todo o lado.Fico cor de laranja.
Fiquei a saber que ela acredita em feiticeiros...entre outras coisas.Que com 36 anos já é Avó de 2 netos.Tem experiência com crianças, e seguiu muitas das turmas da escolinha.Gosta de aprender e é meiga.






A titia Beatriz, não fala Português, mas nem precisa, pois o seu sorriso doce e meigo, falam por ela.
Recebe-nos na porta da escola, olha de longe, mas abraça de perto.É uma avozinha tão querida, mesmo com os meninos.Fala a voz da experiência.E que sorriso delicioso.






O Acácio, é o nosso guarda nocturno, vela o nosso sono, todas as noites.Esteja frio ou não, ali está, acende as brasas para se aquecer, fazendo rondas á casa.De sorriso simpático, sem falar muito Português.
Nunca estive nesta situação, mas aqui tem que ser.Afinal não deixamos de ser um alvo e toda a gente sabe que temos valores...ainda que não sejam muitos, aqui valem imenso.
Agradeci o facto de nos proteger durante a noite, pois enquanto eu durmo em paz, ele não descansa e permanece.







Depois temos o sorriso da Benedita, que é um doce.
Tem sido ela a organizar tudo, a orientar e também a rir-se comigo de forma estonteante.Já deu tanto a este projecto e continua a dar.
Sabe bem partilhar histórias...dizer maluquices e também sentir que nos escutam e poder escutar.













Depois há toda uma aprendizagem que o meio nos vai passando.
Aqui, torra-se o café, o amendoim, peneira-se isto e aquilo, faz-se aletria em 3 tempos...visita-se o vizinho que vive mesmo ao lado, só para comentar as noticias do mundo e dois dedos de conversa.
E depois a noite, quando alta vai, permite-me pensar sobre tudo isto...e sentar-me aqui, pensando no que aprendi e quero guardar.
E o caminho ainda agora começou...
Boa noite.

Sem comentários: