domingo, 19 de junho de 2011

RoMania In Lisbon!

Esta foi a semana Romena.
Duas amigas que conheci na Roménia, vieram a Portugal...

Miky





















A Miky, estava em Erasmus em Évora, quando eu estava em Bucareste.Conheci os seus amigos, e no dia do seu aniversário pediram-me para lhe ligar e falar com ela em Português, ela estava em Lisboa nesse dia.Foi giro.
Em Julho a Miky chega a Bucareste, e finalmente conhecemo-nos.Passámos bons momentos até Setembro.
Quem diria que um dia estariamos juntas em Lisboa?
Resolveu fazer uma viagem e rever amigos e locais, vai andar  semanas na estrada.Uma parte do percurso vou acompanhá-la até ao Porto.
O dia que passei com a Miky em Lisboa , foi como sempre um revisitar a minha cidade.Falámos sempre em Português, e adoro o seu acento.O sol brilhou tanto que apanhei um escaldão, mas o cheiro a rio que não posso esquecer, e o fado pelas ruas sempre a tocar, os sabores de Lisboa, e é claro o café no Nicola, onde tivemos 2h á conversa.Soube tão bem.A Miky é uma apaixonada por Portugal.
A proxima aventura será ir de Boleia para o Porto.E voltar.
Afinal na Roménia eu fiz Km á boleia.



Emese







A Emese, parou em Lisboa para fazer escala, antes de se mudar para os Açores, por 6 meses, onde vai fazer um intercâmbio.Conhecemo-nos num festival na Transilvânia, onde organizamos uma biblioteca viva, fomos muito bem recebidos.Foi portanto a minha vez de retribuir todo esse calor, que vou encontrando pelo mundo fora.
Fiz-lhe um jantar tipicamente Português e depois de muito recordar, adormeceu, pois o cansaço não perdoa.Partiu pela manhã, muito cedo e cheia de sonhos, é assim que gosto de reencontrar as pessoas, prontas para se atirarem de cabeça num futuro que só elas mesmo podem construir.
A Emese, vive na Transilvânia, uma parte Húngara, da Roménia, onde todos são católicos e não Ortodoxos, onde as tradições são bem diferentes, embora estejamos no mesmo País.
Foi bom revê-la e reencontrá-la.Pode ser que a vá visitar a Ponta Delgada.

Sem comentários: