quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Istanbul, day 1







A nossa ida para Istanbul, foi feita durante a noite, decidimos apanhar o autocarro que sai de Ankara ás 00h e chegámos ás 6h.Foi uma viagem com chuva, mas confortável em que dormimos a maior parte do tempo.Depois foi mais 1h30 dentro da cidade, para chegar a Sariyer, essa vila piscatória, que nunca vou esquecer, pela sua beleza e pelo que me marcou nestes últimos dias do ano.
Istanbul é uma cidade gigante, enorme, cosmopolita, colorida, mágica, deslumbrante pela sua diversidade, com aroma a Mediterrâneo e a Mar Negro, com aroma a diferentes peixes, com gaivotas que sobrevoam os barcos, com gente que se movimenta de todas as maneiras e está sempre pronta a ajudar, cheia de significados e com um braço na Europa  e outro na Ásia.
Pela madrugada chegámos por fim ao local onde iríamos "viver" por 6 dias, o Oktay um velho amigo que conheci em Durham, em Inglaterra, veio esperar-nos á entrada do condomínio onde vive.Passaram 4 anos que não nos víamos, e há mudanças visivéis, tanto nele como em mim, exteriores e é claro interiores.Foi muito bom revê-lo e nem pensei que fosse possível um dia.Mas a vida tem dado voltas magnificas a meu ver.
O Oktay, desde o inicio que foi impecável connosco, desde que soube que íamos a Istanbul, que se disponibilizou a ajudar, começando por acolher-nos até á festa de final de ano, onde estivemos a bordo de um barco no canal que separa os 2 continentes, Europa e Ásia.E foi o melhor guia que podíamos ter tido.Num dos dias, chegou mesmo a ir connosco o dia todo para o centro, onde nos explicou tudo o que sabia sobre esta fantástica cidade.Tendo em conta que está a tirar o mestrado e tem sempre que fazer.
Da sua janela, tínhamos uma vista fantástica para um lago, que pela manhã com o nevoeiro era relaxante, tomei sempre o pequeno almoço ali sentada.
Depressa aprendemos as formas de ir e vir, os autocarros, os locais onde ir.Sariyer é uma povoação concentrada á beira do canal, mas não só, estende-se por uma enorme encosta acima, onde mini Bus, se deslocam de noite e de dia para cima e para baixo, cheios de pessoas, principalmente estudantes.
Istanbul, eu diria mesmo a Turquia em geral, é um País jovem, cheio de vida.
Nesse dia, depois de dormirmos algumas horas, saímos para almoçar e caminhar um pouco á beira do canal que é de uma beleza única.A chuva continuou a fazer-se sentir, neste dia e nos dias seguintes, mas o sol veio no último e nos primeiros dias do ano, acompanhado de muito frio, mas brilhante.
Ainda nesse dia fizemos um amigo, que dificilmente esqueceremos.Tudo começou por entrámos na sua loja para comprar um mapa de Istanbul e ele acabou por nos explicar onde ir e como ir, foi tão prestável que acabámos por voltar ao fim da noite e jantar todos juntos, em pleno Mar Negro a norte do canal, junto a um farol.É claro que a ementa foi Hamsi, que local mais fresco para o comer do que o local de onde ele vem.
Acabámos a noite a conversar sobre coisas profundas, sobre a vida e felizes por nos termos cruzado.É bom sentir que ajudámos alguém com pouco, apenas com a partilha de ideias e sonhos acerca do mundo.
Fomos dormir, prontas para abraçar mais um dia em Istanbul, onde todos os dias nos trouxeram algum momento mais que especial...

Sem comentários: