segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

In 1 week i will be there...CAPADOCIA!













Território Turco, situado na Ásia, nestas terras se ergueu a capital do Império dos Hititas até ao século VIII a.C. Povo poderoso, entre 1600 e 1200 antes da nossa Era chegou a rivalizar com o Egipto e a Assíria. Depois, seguiu-se o esfacelamento do Império dando lugar a pequenos reinos. Hoje, distante da prosperidade desses tempos longínquos, esta paisagem, típica do Centro-Oriental da Ásia Menor, ergue-se na sua aridez imponente, exibindo um legado arqueológico único e surpreendente.




O vale da branca neve

As forças da Natureza podem ser vistas aqui no seu melhor. Perto de Uçhisar alarga-se uma profunda garganta; este desfiladeiro, originariamente uma confluência de cursos de água, prolonga-se na direcção de Ak Vadi. O planalto formado pela acção dos rios apresenta uma enorme fissura onde a vegetação deixou de crescer, cedendo o seu lugar a encostas brancas e ondulantes. Daí o nome vale da Branca de Neve. No fundo das encostas íngremes formou-se uma passagem cujas paredes verticais estão marcadas horizontalmente pelos vários graus de erosão.





Hábitos

Privilegiada por uma longa estação seca a Capadócia produz frutos em abundância, suficientes para o consumo local e mesmo para exportação. Damascos, uvas e figos podem ser vistos a secar nos telhados de toda a região.





Costumes


Quando não estão a trabalhar nos campos as mulheres ocupam o seu tempo bordando, tricotando e fiando a lã manualmente. A lã é depois tingida e guardada para os meses de Inverno, quando há pouco trabalho na agricultura e a tecelagem de tapetes constitui uma fonte de receita.





As chaminés das fadas
Este fenómeno natural foi causado pela erupção dos vulcões da montanha Erciyes há milhares de anos. A erosão provocada pelos ventos e pelas chuvas desgastou e arrastou para longe o solo vulcânico, deixando rochas capazes de resistir aos elementos. Estas pequenas rochas, duras e formadas por calhaus, mantiveram-se no topo das rochas mais macias, formando as "Chaminés das Fadas" que vemos hoje.







Mal posso esperar, por conhecer este mundo tão mágico.
Vou por 5 dias, para um training, entre jovens de vários países a viver na Turquia.Troca de experiências...e muita alegria, espero.
E a minha primeira saída de Ankara, 1 mês depois de aqui chegar.
Já estou a precisar...espero que esta semana passe a correr.

Sem comentários: