sexta-feira, 10 de setembro de 2010

 Talking with Tibi





Sadako Sasaki (em japonês: 佐木禎子?), foi uma menina japonesa que morou na Província Japonesa de Hiroshima, Japão, quando a bomba atómica foi lançada. Ela tinha apenas 2 anos de idade quando se tornou uma hibakusha,que significa, vítima da bomba atómica.
Em 3 de agosto de 1955, Chizuko Hamamoto, amiga de Sadako, visitou-a no hospital e fez para ela um origami de um grou, o mesmo pássaro que está na fotografia.A sua amiga  contou-lhe a lenda popular japonesa onde quem faz 1000 grous de origami tem direito a um desejo, desde então, todos os dias Sadako passou a fazer os seus grous sempre com o mesmo pedido, de se curar e voltar a viver normalmente.
Sadako faleceu na manhã de 25 de Outubro de 1955, e após sua morte, foi construída uma estátua em sua homenagem.






Hoje eu tive o privilégio de encontrar o Tibériu, o rapaz a quem fiz uma entrevista no inicio do projecto, e podem ler no mês de abril ou Maio no blog, a entrevista com ele.
Tibi é um rapaz que se debate com uma luta diária, na sua mobilidade.Mas que caminha mais, bem mais do que qualquer um de nós por dentro.E a sua limitação torna-se invisível, aos nossos olhos, peça sua beleza interior.Hoje enquanto esperava pensativa o 66, cruzámos-nos na paragem do autocarro, quando vinha do escritório e convidei-o para almoçar em minha casa.
No seu passo lento Tibi, acompanhou-me, eu cozinhei e falámos toda a tarde, partilhando vídeos, sonhos, músicas.Ele tem dentro de si, uma beleza extraordinária, que me inspira, absolutamente.Terminou o seu curso e pensa tirar o mestrado em Antropologia.É um conhecedor da história da Roménia como não encontrei ninguém e ensina-me sempre imensas coisas.
Hoje ensinou-me esta história Japonesa e fez para mim, um Grou, que vou guardar com muito carinho.
Ele já fez 100 ainda falta muito para 1000 e pedir o seu desejo, mas tenho a certeza que Deus o ajuda diariamente.E o seu maior desejo é aquele que concretiza aos poucos, viver e ser livre, espalhar amor.Tibi irradia uma luz e uma energia muito bonitas á qual penso que ninguém fica indiferente.
Porque as pessoas que sofrem mais, acabam sempre por nos tocar mais e ser exemplo de vida.
Despedi-me dele com um abraço apertado e fiquei a vê-lo ir embora pela rua fora, com as suas canadianas, mas decidido e sabendo bem aquilo que quer, e onde quer chegar.
Antes de me ir embora, quero despedir-me dele, porque nunca vou esquecer as suas palavras sábias e doces acerca de tudo aquilo que retira do mundo.Estivemos todos estes meses sem nos encontrar-mos, mas este reencontro foi sem dúvida o melhor que podia ter acontecido.
Enquanto ainda estou aqui, penso, como é bom estes momentos e como nos marcam para o resto da vida!

Sem comentários: