domingo, 19 de setembro de 2010

A good Surprise!

A compensar a má surpresa que recebi, lembrei-me que hoje, recebi uma carta virtual, da Catarina, durante a tarde.E mesmo que pela noite tenha recebido um email tao duro.
E como uma coisa boa, acaba sempre por apagar e superar uma coisa má, deixo aqui esta carta que me deixou com um sorriso rasgado e um profundo sentimento de calor humano.Apenas para fazer o frio ir embora.
Querida Catarina desculpa-me publicar, mas sei que nada escondes e agora que a carta é minha, deixa-me fazer dela sinal de Amor e Esperança!


Laclubar, Julho de 2010

Ritaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Destranca-me!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que eu fiquei trancada do lado de fora!!!!

Olá meu amorzão! Como estás tu, minha perninha de pau linda???
Ai tantas saudades tuas opa! Dessa tuas tranças, do teu perfume, dos teus olhões a dizer-me “Catarrina….destranca-me!”
Há que tempos que ando para te escrever este e-mail mas a verdade é que a vontade, o tempo e a preguiça nem sempre ajudam.
Antes de mais, como estás tu? Essa experiência como está a ser? Aposto que estás a ter uma entrega total, transformadora e única. Recordo em cada dia a tua vontade, a tua gargalhada, o teu sorriso, o teu abraço….Ah Ritinha, como sinta falta do apertado abraço com que me presenteaste tantas vezes! É um abraço daqueles que nos faz sentir seguros, amados e seguros do mundo! Imagino que já tenhas feito muitos amigos por aí, que já tenhas revolucionado Bukareste e que essa seja já a tua casa!
Fico sempre tão contente quando nos cruzamos no MSN, ainda que sempre a correr. Como só vamos a net uma vez por mês, quando estamos online, é a loucura, é querer ver os e-mails e responder, é ter a janela do MSN a piscar vezes sem fim e depois no fim, é deixar tudo por fazer, nem se lê e-mail, nem se envia, nem se conversa, porque a internet de Timor Leste quando cai já não se levanta! Lol.
Pois bem, hoje vou dar-te essa viagem por Timor Leste que tanto anseias, através dos meus ol hos! Bora lá?
Bem, começa tudo em Lisboa, quando te sentas no primeiro de três aviões. Ansiosa, de coração saltitante, curiosa, desejosa de tanto! Quando finalmente te sentas no último avião, aquele que diz “Dili” como destino final, o cansaço já é tanto que já só pensas “ai que nunca mais chego! Credo!” . E depois, quando aterras em Dili, sentes que tudo o resto não importa, que foste conduzida ao paraíso, á terra onde Deus te chama a ser. Sais do avião e puf, um calorão!!! Que só te faz pensar “vou morrer mesmo antes de começar a missão!!!”. Mas avanças, fazes o check out e sais sorridente. No aeroporto esperam-te alguns dos que vão ser parte do teu dia, com um TAIS. Sempre que chega alguém estrangeiro, oferece-se um TAIS (hei-de levar-te um, mas só para teres uma ideia é como se fosse um cachecol…Aliás, deves saber, lol, a Renata já deve ter levado lol, parvoíce…Lol) para mostrar alegria e acolhimento. Nas ruas de Dili impera a loucura, no que diz respeito a transito… Onde cabem três filas de transito, eis que eles conseguem ter 5… Os táxis andam de um lado po outro sempre a apitar para chamar clientes… As motas enfiam-se entre os carros…Uma autentica loucura, diria mesmo que é a nossa IC19 x 2  (Vou passar a parte dos dias na cidade pois a missão é mais acima!) .Quando começas a viagem para Laclubar, e começas a viagem rumo ao sonho tudo é fantástico, vês o mar, uma vasta costa, um azul límpido, pessoas pescando, turistas banhando-se e em muitos sítios placas a avisar da possível presença de crocodilos. Nunca vi nenhum mas que os há, lá isso há. As estradas, mesmo as melhores, são assim um misto de buracos misturados com um pouquinho de alcatrão… Mas até Manatuto, menos mal, vai havendo sempre alcatrão…Depois é que é a loucura! Entras montanha a dentro e além das curvas que se sucedem, começas a ter uma estrada que nem sei bem se lhe podes chamar assim. Por aqui dizem que de Dili até Laclubar, passas pelo Céu, purgatório e Inferno. Vou falar-te do Inferno. Um pedaço de chão onde passam carros, onde em 100%, 94% são buracos, onde passas por autênticos precipícios… Onde nunca nos dias da minha vida pensei ser possível que passasse sequer uma mota, quanto mais um carro! Claro, a primeira viagem foi assim surreal, estava sempre á espera do momento em que o carro ia ravina a baixo…Lol.. Mas valeu a pena, chegas a Laclubar e é de facto um pedaço de céu!
Acordas de manhã com uma “licença” á porta de casa, que se segue ao sino das 6h (que agora por acaso, toca bem ao lado da minha janela do quarto!). sais á rua e é bom que tenhas em stock uma boa quantidade de bons dias porque não consegues caminhar muito tempo (mais de 10 segundos) sem ter de dar os bons dias a alguém… E as bênçãos, crianças que correm até ti e te pedem a bênção, senhoras cheias de sabedoria que te beijam a mão…
Cada dia é um momento único e inesquecível… Queria muito conseguir descrever-te ao pormenor o que vou sentindo, vivendo e experimentando… Mas como deves imaginar, perante tal magnitude do amor de Deus Pai, falham-me as palavras e as expressões certas para te conseguir transmitir o que vou experimentando…
Não te vou escrever sobre trabalho, sobre o que vou fazendo, sobre tarefas, sobre experiencias fantabulásticas de fazer muito sem ter quase nada, sobre ter de rentabilizar recursos quase inexistentes, sobre pensar que é impossível e no fim perceber que até superou as expectativas… Aprendi uma grande lição este ano, a este nível, que se pode traduzir por uma frase que vem num dos calendários dos Irmãos de S. João de Deus… “Faz o que podes, com o que tens, onde estiveres…”
Ai meu anjo, por mim estaria aqui a escrever horas a fio a contar-te coisas, a partilhar sentimentos, a dar-te conta de como vivo estes dias aqui em Timor.
Agora, começo a preparar-me para ir de férias. Um período mais longo do que o normal, devido á morte da Bá. Irei agora dia 28 deste mês e só regresso dia 26 de Dezembro. Passo lá o Natal e depois mais um ano em Timor  Estou feliz, confesso, receosa, consciente das dificuldades de um segundo ano mas animada pelo Espírito Santo.
Ver-te-ei em terras de Camões?
Abraço-te luz minha, com aquela saudade que não se explica, nem se traduz em palavras…


A tua Cata




É por isto que vale a pena sorrir, acreditar e nunca desistir.
Obrigado.Apesar de ter sido escrita em Julho, chegou no momento certo. 
 

1 comentário:

Rute Cerqueira disse...

Obrigada por partilhares umas carta tão especial... =)