quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Predeal-Tusnad










Logo a seguir a Vama Veche, partimos para o Predeal, para o training.
Chegámos a Bucareste ás 00h e ás 05h da manhã estávamos de novo a apanhar o comboio para o Predeal.Depois de algumas horas e uma grande subida até ao Hotel, encontrámos por fim, outros voluntários em EVS, como nós.Uns que estão de partida, outros que chegam, outros que estão a meio caminho como eu.
Sei agora que somos cerca de 300, no País todo e que temos diferentes experiências nos projectos.
No Predeal fomos divididos por grupos e podemos conhecer imensa gente e partilhar a nossa experiência.Fomos convidados a fazer uma reflexão pessoal sobre tudo aquilo que já vivemos desde que chegámos, as coisas boas, menos boas e o que crescemos com isso.Importante foi perceber que há situações muito complicadas e que eu tive muita sorte com a minha experiência e associação.Não falham connosco, e temos trabalho para fazer, concreto, real, não nos faltando nunca apoio e tempo  livre também.Há associações na Roménia que falham em tudo e os voluntários são autênticos vencedores pois não desistem e persistem em fazer algo pelos outros, seja de que forma for.Fiquei abismada com certas histórias.Mas um mesmo espírito nos une e a alegria foi uma constante...em todas as horas.Nas refeições que nos presentearam com o mais típico da Roménia, nas danças que aprendemos na festa dos países pela noite dentro, desde a Arménia á Geórgia, Turquia, todos partilharam a sua cultura.Encontrei 2 Portugueses fantásticos, a Nicia e o Fraga.Coincidência foi o Fraga conhecer o Billy da casa do Gaiato, que já esteve comigo muitas vezes em Taizé.Passei 4 dias maravilhosos a falar Português com eles, o que já não fazia há meses.Foi rir.
Houve tempo para tudo, até para pensar no futuro, nos passos seguintes.Uma das noites fizemos uma fogueira enorme e ali cantámos até não ter mais voz.Lembro-me também de passar uma noite a falar até o sol surgir por detrás das montanhas.Magnifico.Falámos de tudo aquilo que nos é comum em Evs, dos sentimentos que são os mesmos, das saudades, das aprendizagens, das aventuras, das nossas famílias...dos amigos que fizemos aqui e até dos que não queremos saber nunca mais.
Infelizmente não tenho muitas fotos do Predeal porque a minha máquina resolveu não trabalhar, nestes dias, mas na minha memória ficará para sempre este espírito que pertence a quem embarca em EVS, e tem a coragem de abraçar uma nova cultura e descobri-la.
Alguns dos voluntários que conheci, vêm em breve a Bucareste para nos visitar, todos vivem em cidades mais pequenas, vilas ou até mesmo aldeias.
Do Predeal partimos directos para Tusnad e foram horas á espera dos comboios que na Roménia nunca chegam a horas.Nunca.

=)

Sem comentários: