segunda-feira, 5 de julho de 2010

7h to go, 7h to come back...but it was a wonderful time!













Este fim de semana, foi ilariante e muito divertido.Há uma série de situações na Roménia, que são comuns e muito cómicas, mas ao mesmo tempo nos deixam desiludidos com este País tão bonito, mas cheio de pessoas que não procuram ser amáveis.
Deixámos a nossa casa, pelas 5h da manhã, o nosso comboio era ás 5h42.Quando chegámos á estação, para comprar o bilhete, não tinham troco para nos dar.Ora, um serviço público, deveria prever que os primeiros clientes precisam de troco, logo deveriam ter um fundo de maneio...como seria normal.A senhora gritava do outro lado.E eu ria-me deste lado.Sem stress.
Chegadas ao placard central, para confirmar o nosso comboio, verificamos que estava atrasado 50 minutos.Sentamo-nos no Mac donald's para fazer tempo.Lá fomos então para apanhar o comboio, o nosso vagão era o 14, mas o comboio só tinha 12.Ninguém nos disse que estariam a chegar mais 2 vagões, e é uma verdadeira aventura, atravessar um comboio de uma ponta á outra, com corredores estreitos e todo o tipo de bagagens e pessoas a querer passar.Quando finalmente encontrámos o nosso lugar, a viagem começou.E aquilo que seriam 5h de viagem, foram afinal 7 longas horas.A Kristine, dormiu, eu e a Mónica, fomos falando em Português.A Mónica, viveu 2 anos e meio em Portugal, trabalhou na Embaixada da Roménia.Está de volta desde Novembro, mas só pensa e ama Portugal.
Por fim lá chegámos a Costinesti.Assim que saí do comboio o Sr.Florin, á nossa espera...para nos levar até casa.Descansar, ir ao mercado, comprar fruta, legumes...e finalmente praia.
Adormecemos as 3 á beira mar.Soube tão bem, só o som das ondas como música e a brisa na face.
Ao começo da noite uma salada, e um banho, para tirar o sal.E a noite em Costinesti, é uma animação, é hábito na Roménia a música tocar muito alto, em todo o lado.Música Turca, música Romena, música europeia...comercial.Tudo junto.Mas estas coisas fazem da Roménia, um lugar único.
Pela manhã acordámos mais tarde que o previsto e corremos para a praia.Foi uma manhã calma, com uma praia quase vazia, para os nossos lados.As praias cheias de gente, aqui são uma imensa confusão.Comemos amci, o peixe com alho e limão que nos deixa um bafo horrivel, mas que é tão bom!E na nossa alma e na nossa pele, fica sempre o sol e os cheiros do Mar.Nada me faz sentir mais em casa, do que estar ao pé do mar.E explica-se porquê.
Pelo meio da tardem, uma amiga da Mónica veio visitar-nos.É de Constanta e está a trabalhar em Londres na Embaixada.Deu-nos uma boleia até Constanta, onde nos deu a conhecer o melhor daquela cidade.Seria bonita, se estivesse mais cuidada, como Bucareste.
Ainda assim, tem o seu encanto ao entardecer.Um casino abandonado á beira do Mar Negro, clama a abundância de outros tempos, num porto que está bastante parado.
O regresso deu-se de comboio, na esperança que fosse mais rápido desta vez.
Mas isso é uma aventura para contar depois do jogo, Holanda /Uruguai, que vou ver dentro de momentos.Até já.

Sem comentários: