segunda-feira, 21 de junho de 2010

Stories from the Seaside.
Costinesti.






Que saudades de Costinesti.
Estou de volta a Bucareste e ao Trabalho, mas com energias renovadas.Deixei Bucareste pela Madrugada, e cheguei a Costinesti a tempo de começar um dia de praia bem cedo.
Realmente descansei, tive todo o tempo do mundo para mim, passei horas a comtemplar o mar, a escrever e a respirar o ar puro e salgado do Mar Negro.As cores, os sabores os cheiros, são indescritivéis.Voltei a comer o peixe com alho, mici, a beber um sumo de laranja com sabor, voltei a caminhar quanto quis á beira mar, a ouvir a música que mais gosto...a pensar nos que amo, com tempo.Fiz alguns amigos do mundo animal, na casa onde fiquei...um cão e um gato adoráveis.Um recanto que descobrimos e onde vou querer voltar, talvez quando o Duarte vier.O comboio pára mesmo ali, no centro de Costinesti.E as coisas não são caras.Por uma noite, em excelentes condições paguei 25 lei, cerca de 7 euros.E tinhamos chuveiro, cozinha, e um espaço imenso á nossa volta.Podiamos também acampar e pagariamos 10 lei (4 euros).
Uma zona balnear, muito diferente de Vama Veche, mais organizada, mais limpa, com mais estruturas.A Roménia, tem zonas lindas, e é preciso descobri-la com tempo...sem pressas.Olhar tudo com olhos de ver.
Os dias foram passados entre a praia nas manhãs,ao almoço uma salada fresquinha e muita fruta,é claro nas horas de calor sesta e praia novamente até o sol ir embora.Na casa onde fiquei, dormi uma sesta no jardim, mesmo debaixo de uma macieira.Por todo o lado se ouvem crianças e o clima é de festa e paz.Pela noite o centro fica cheio de gente, música, luz.É uma animação.É claro que fomos comer o Tradicional Mici e ouvir boa música tradicional Romena, ao vivo.Depois de uma noite em que dormi como um bebé,pelas 8h30 estávamos na praia novamente.E um dia pela frente...sem horários a cumprir, sem pressas.Em Costinesti, podemos escolher, uma praia cheia de gente ou uma praia deserta.Experimentámos as duas e optamos pela 2a.É uma paz que não se pode explicar.Grupos de crianças enchem a praia nesta altura, mesmo depois das aulas terminarem.E como é bom vê-las e ouvi-las por ali.Tornam tudo perfeito para mim.
É isso que trago comigo...uma paz que não posso explicar.A viagem de regresso foi feita pela estrada nacional, e não pela auto-estrada, e sempre a partilhar pontos de vista e canções, com a Aura, que foi uma excelente companhia,este fim de semana.
Guardo o azul do Mar Negro nos meus olhos e tenho os sentidos despertos...e sabor a sal na minha pele.


(Esta semana, estamos a preparar o Seminário sobre MDG'S, o tema do nosso projecto, que irá decorrer em Covasna,num hotel maravilhoso, nas montanhas, perto de Brasov, partimos 5a feira e regressamos domingo.Vamos como voluntários ajudar na organização, orientar os participantes cerca de 90, e pelo programa vai ser muito interessante.O único senão é termos que nos vestir em "code formal".Como vou eu esconder o que sou?Bem não há-de ser nada.Até lá coisas para preparar.)

Boa semana a todos!

Sem comentários: