domingo, 25 de abril de 2010

Sunday






As cores regressam lentamente, hoje como todos os domingos, desde que cheguei...acordei cedo, e saí enquanto todos dormiam.A cidade ao Domingo é calma e pode-se andar á vontade.
Encontrei-me com o Tibi, pelas 10h, na piazza Unirii, para ir a uma missa Ortodoxa...e reencontrar a Lorena, a minha amiga pequenina e bela como um anjo.Mas ela não estava lá hoje.Comprei-lhe uma lembrança, pequenina e cor de rosa como ela gosta.
Quando entrei no jardim que circunda a igreja, os cânticos que vinham de dentro eram tão divinos que me acolheram logo.Á entrada tive que me benzer 3 vezes, com os 3 dedos unidos, que significa Pai, filho e espírito.Reparei que homens e mulheres estavam separados, homens do lado direito e mulheres do lado esquerdo.Eu de um lado e o Tibi de outro.Á entrada haviam mulheres que tinham bolos e pão com velas e flores, para partilhar no fim da missa por todos, para assim alimentar aqueles que já partiram deste mundo.Achei bonito e curioso.E ali fiquei de pé como todos os outros, a ouvir aqueles cânticos e vozes inebriantes.E ali também eu abri o meu coração a Deus.Foi muito bom ter ido.Apesar de não encontrar a Lorena, vou voltar.Tenho de a ver novamente.
Depois seguimos a pé até á universidade, e ali encontrei-me com a Andreea, a minha mentora.Todas as semanas reunimos para falar sobre o projecto e sobre o que sentimos.Perdemo-nos nas manhãs de Domingo a conversar.Acho que este será o nosso dia.Hoje ela escolheu um café mágnifico e assim vou conhecendo locais novos, onde se ouve boa música e se pode beber um capuccino!Hum...saudades do café da minha Lisboa.
Logo a seguir, seguimos para um mercado de comida e artesanato Romeno, onde me encontrei com o resto da malta.Por ali andámos a experimentar queijos, enchidos, a ver artesanato...e a ouvir o som das flautas que nos encantam.
Depois vim para casa dormir uma sesta, que bem estava a precisar.E ainda descobri um novo lugar para tomar café, perto de casa.
Amanhã temos reunião na Art Fusion, para acertar algumas coisas e ainda esta semana, vamos visitar as escolas onde vamos trabalhar!Estou anciosa.
Também esta semana, iniciamos as aulas de língua.O que vai ser muito útil.Tenho comunicado na mesma, mas há coisas que não entendo mesmo.
Sexta se tudo correr bem, partimos para o Mar Morto, para Vama Veche, para a celebração do 1º de Maio.Todas as pessoas vão para lá e é uma espécie de festival.Em principio seremos 10, em 2 carros.Voltamos na 2a feira e espero ficar a conhecer mais a Roménia.Vamos fazer uma paragem em Constanta, e talvez ver o Danúbio, na época mais bonita.
Quero o quanto antes começar a implementar o projecto...até lá vou construindo pontes, abrindo caminhos...conhecendo outros.
E apesar das saudades, continuo numa perfeita, Honeymoon, com esta cidade.Mesmo com as coisas menos boas que se vêm, há tanta beleza.Começo a sentir-me parte de tudo isto.
Hoje falei com a Trofa, quer fez uma visita guiada pela minha casa aqui, através da web e matei saudades de rostos amigos...soube muito bem.
E agora vou dormir, depois de um banho demorado que me amaciou até á alma.


Boa semana!

2 comentários:

zelia disse...

Em duas palavras...nós adoramos e amamos-te muitoooooo

tiago trofa disse...

aiii ritinha que saudades que a Trofa tens tuas rapariga... mas a Trofa esta feliz por te ver viver assim cheia de Felicidade


beijinhos grands adoro-te amiga