sexta-feira, 23 de outubro de 2009


CRIAMENTEARTE – Arte e Saúde Mental





A Fundação S. João de Deus vai editar um livro intitulado "CRIAMENTEARTE – Arte e Saúde Mental", que reúne pinturas e textos realizados por pessoas com doença mental. O livro, que será apresentado em Lisboa no próximo dia 22 de Outubro, promove uma campanha de sensibilização para a importância da integração social da pessoa com doença mental.



O livro será apresentado publicamente em Lisboa no próximo dia 22 de Outubro, no Hotel D. Pedro Palace, pelas 18 horas. O livro será apresentado por Álvaro Lavarinhas, presidente da Fundação S. João de Deus, com intervenções de Maria de Belém Roseira, Presidente da Comissão Parlamentar da Saúde, da pintora Emília Nadal e da psicóloga Margarida Cordo, que colaboraram nesta iniciativa.

A edição do livro "CRIAMENTEARTE – Arte e Saúde Mental" visa sensibilizar a opinião pública para a não estigmatização da pessoa com doença mental, mostrando expressões criativas realizadas por utentes que estão ou estiveram internados nos Centros Assistenciais do Instituto S. João de Deus. Pretende-se dar assim uma visão positiva sobre a pessoa com doença mental, que contribua para superar alguns preconceitos ainda estabelecidos à validade da sua participação no quotidiano social.


Paralelamente, será promovida uma campanha de angariação de fundos, cujas receitas se destinarão a financiar actividades ocupacionais e de reabilitação dos utentes internados, fomentando a sua integração social e comunitária.
No mês em que se assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de Outubro), pretende-se desta forma alertar para a importância da reabilitação e integração social da pessoa com doença mental.





(Sei que a notícia está atrasada, e que eu nem pude ir, porque não chegaria a tempo, mas tenho que dizer, que cada vez mais me orgulho de amar esta causa e me entregar a ela.Porque sei bem do que estas pessoas fantásticas, são capazes e como é bom poder contar com elas no mundo, na minha vida!

Não percam o livro, eu vou querer o meu.Certamente uma visão das coisas,bela e diferente.)

1 comentário:

Susana Paulo disse...

A fotografia é linda e transmite esse abraço eterno e profundo de alguém que sendo tão diferente de nós, somos também nós! Esse abraço profundo e imenso como o mar, como a imensidade da própria vida! Bjs grandes