domingo, 6 de setembro de 2009


Evolução, constatação.







Não é impressão, é mesmo verdade, o tempo para escrever tem sido escasso...já a vontade muita, como é habitual.Com os dias mais ocupados agora e a chegar a casa sempre depois das 19h30...posso dar-me como feliz e sortuda, mas nada é perfeito.A minha necessidade de escrever diariamente é a mesma, e por isso mesmo os dias têm parecido mais vazios.Mas o sono é tanto, que já nem me debato com o computador.

Há acontecimentos únicos, acerca do meu pai.Ele está em casa, e continua a fundo com a fisioterapia, o facto de ter emagrecido muito, fere a vista, mas ajuda a que o levantar e o andar sejam mais simples.

Foi na sexta feira e eu vi, levantou-se agarrado ao andarilho e deu 4 passos até á cómoda, e voltou para trás.

Esta é uma grande vitória, ver o meu pai novamente em pé.E quem sabe daqui a umas semanas a andar muito lentamente, e com ajuda, mas a andar.

Ainda se sente tonto e se cansa ao minímo movimento.Mas sempre a acompanhá-lo e a encorajá-lo, estamos nós.Eu,a minha Mãe e o meu tio.

As sessões são muito caras,em 7 sessões,já lá vão 400 euros, (há quem ache um exagero, e apenas venha a casa para criticar esse valor,mas quando se compra um tapete de 150 euros nas ruas de Marrocos, só porque sim, também se dá uma ajuda ao Pai para os tratamentos...é mais do que justo).É claro que não compensa a presença que não houve e não há, a atenção e acompanhamento...mas é sempre uma ajuda.Ainda que todo o dinheiro do mundo não pague nunca o amor que não se deu.

Neste momento em que escrevo o meu pai come sentado na cama, e a liberdade que perdeu de movimentos, é subtilmente conquistada.

Isto é de uma felicidade imensa para mim, apesar de saber que o seu estado não é animador, mas estável, não sabemos por quanto tempo.Pelo menos está em casa, longe da pandemia da gripe A, e dos hospitais.E eu só espero não apanhar gripe A, com os meus bebés, o que será quase certo, porque não poderei vir para casa, ou irei contagiar o meu pai, que está enfraquecido.

A gripe em si, não me assusta, cura-se com benuron e 7 dias de cama.

Posto isto, resta-nos viver cada dia na confiança de que tudo correrá bem e se não correr, é dar a volta por cima o mais rápido possível.

Afinal estamos todos no mesmo barco e o bem que fizermos hoje, colheremos um dia...ajudar nunca será demais.



1 comentário:

zelia disse...

oi ritinha tudo bem contigo?

Eu vou indo... superando a prova que Deus pus na minha vida...

Por amor tudo vale a pena mesmo que se perca...

Mas olha estou bem... acima de tudo estou a manter uma amizade e dar apoio a alguem que esta precisar já o fiz uma vez e agora faço-o outra vez...


fica bem minha menina e força na tua caminhada

bjs