segunda-feira, 18 de maio de 2009


Breves e aflitivos 20 minutos.



21h38-O meu pai, levantou-se da cama, e deu 3 passos para a cadeira, que fica ao lado.Não chegou lá.
Caiu sem forças.Eu e a minha mãe tentamos reanimá-lo, mas sem efeito.
No espaço de 20 minutos, o meu pai desmaiou, esteve 7 minutos inconsciente, chamei o 112, eles vieram.Na espera o meu pai acordou e estive sempre com ele nos meus braços.A chamar por ele, e a passar-lhe a mão pelo rosto.
Entretanto chegaram, 10 minutos depois do telefonema.
Mediram a tensão, viram os batimentos cardíacos, colocaram-no de novo na cama.Falaram com ele, mas ele não quis ir ao Hospital.Tudo o que ele quer é distância das urgências.Como eu o compreendo.
Foram embora e eu fiquei com a minha mãe com as pernas a tremer e com o coração apertado.
Ficou de novo no seu lugar de há 5 dias, na cama,de onde me pergunto se voltará a sair?
As coisas evoluem, de uma forma vertiginosa.E eu fico, num sofrimento que ninguém pode entender ou abarcar.Pertence-me.É tão meu e partilhado apenas com a minha mãe.Nós que cuidamos dele.Ele, que é o nosso centro há muito tempo.
Da minha irmã nem se ouve falar...e eu pergunto-me como é capaz?
E nem imagino, o que sentirá o meu pai?Abandono?
Eu sinto-me numa grande montanha russa de emoções, uns dias de muita alegria, outros em que acontecem coisas como esta, para me lembrar que a vida é muito frágil mesmo.
Estes momentos não se podem partilhar com ninguém.São da família, onde quer que ela esteja.
Só eu sei o que senti quando vi o meu pai desfalecer...pensei o pior, senti o peso do seu corpo fraco...senti talvez o futuro próximo.
Obrigado Deus por cuidares dele.E de mim.

6 comentários:

Fernando De Jesus disse...

Muito obrigado Senhor Nosso Deus por cuidares desta família. Ámen.

Os olhos da alma... disse...

Querido Amigo...a família é única, e se não cuidarmos dela,com dedicação,não poderemos ser felizes para o resto da vida!Quem nos deu a vida, nos cuidou, merece tudo, bem mais do que uma visita breve de fim de semana, merece ao menos um telefonema...e é duro quando isso não acontece.
Obrigado por estares presente.Um bj

Rita

zélia disse...

Por mais palavras de alento que tente dizer...sei que isso dificilmente aliviará a tua dor, por isso fico aqui a ouvir te, a chorar, a rir, a ter esperança e viver estes momentos contigo porque acredito que qd são partilhados custam menos....

força e um grande grande abraço...

minha menina mais rica....

Bruno disse...

Ritinha,

Eu posso dizer sem qq dúvida q sou testemunha do quanto tens estado ao lado do teu pai, do quanto tens cuidado dele, dia e noite. Sou testemunha das tuas noites passadas acordada sempre alerta caso ele precise de algo. Sou testemunha tb do teu sofrimento, sofrimento primeiramente pelo teu pai, segundo por certas atitudes de certas pessoas.
Tens toda a razão, a família é única, e somos nós q temos q cuidar dela. Neste caso específico, é o teu pai, merece tudo, absolutamente tudo q possas fazer por ele. Sou apenas um amigo, mas sabes q estou ctg, ao teu lado, dia e noite, com ou sem sono, e estarei sempre ctg! Torço pelo teu pai todos os dias, tal como se fosse o meu próprio pai.

Aquele Abraço, cheio de força!

Os olhos da alma... disse...

Aos amigos, que aqui deixam comentários e não se identificam, eu não aceito anónimos, estou numa altura demasiado importante, para perder tempo com que não sabe das coisas, por não estar dentro delas!
PARA MIM A PARTE HUMAMA ESTARÁ SEMPRE Á FRENTE DE TUDO.SOU ASSIM.
E POR SER ASSIM O MEU PAI TERÁ UM FIM COM DIGNIDADE.Mesmo que para isso tenha que deixar tudo.Eu não peço a ninguém que deixe tudo, mas para telefonar ao próprio pai não é preciso deixar o emprego, pois não?Apanhe quem tiver de apanhar.

paulinhu da TROFA disse...

CORAGEM e FORÇA RITINHA, tuddo não passará de um pequeno pesadelo!!!

beijinhos de quem gosta muito de ti!!!

paulinhu da TROFA!!!