quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Pai
( De Itália, chega esta imagem, alguém que se lembrou de mim...
A neve hoje...caía assim.)
O tempo está tão frio.

Hoje, foi o 1º dia de tratamento, (Quimioterapia) do meu Pai.Finalmente.

Deveria ter começado ontem, mas não quis ir.Não se sentia com forças, fossem elas físicas ou psicológicas.Vi na sua expressão e nas palavras que por ele, já não faria o tratamento.Entregou-se e eu pergunto como e quando, aconteceu esta desistência pela vida?

Mas não pode ser.Depois de com calma, tanto eu como a minha mãe, falarmos com ele, e fazer-lhe ver que tem que fazer o tratamento e acreditar e tentar tudo até ao fim.
Pelo menos saberá que fez e fizemos tudo o que havia para fazer.
Porque a quimioterapia, dói muito.E eu sei que sim.Só de pensar que no dia seguinte se tem tratamento, já não se dorme bem.É a dor que provoca , o mau estar que apenas uma hora deixa dias a fio.Mas uma dor que pode curar, como fez comigo.
Mas ela é, segundo os médicos, a nossa única e última esperança...
Segundo eu, temos sempre algo mais a que nos agarrarmos, para além da ciência, não sei bem o quê?... mas temos.
Deus, sem dúvida.Fé.
Quero tanto, que ele aguente os tratamentos, que não sofra mais...quero que o tratamento actue e limpe tudo...se transforme em milagre.

Para onde vou, com quem estou, no trabalho, penso nele a toda a hora, e se dou uma gargalhada, logo a seguir penso nele, mas sei que viver e encarar tudo como até aqui, com ânimo, fazendo as coisas de sempre, me tem ajudado a levar este barco.
De nada me adianta, passar o tempo triste e isolada, isso não o vai ajudar.Ajuda-o sim, ver-me entrar em casa com um sorriso, abraçá-lo, dizer-lhe que vai correr tudo bem, que é uma fase que passará e que ainda gozará o seu Alentejo, muitas vezes.
Rezo dentro de mim, tanto, tanto...na rua, no autocarro, entre a multidão, enquanto caminho.

Por vezes, quando páro e penso mesmo em tudo isto,os olhos enchem-se de água...que não chega a cair, valhem-me os óculos de sol e me dão essa privacidade perante uma cidade chuvosa.
Quando, estou com alguns amigos mais próximos, aí não há água que nasça nos olhos que não deixe cair e palavras que não deite para fora.

Penso no natal, está próximo...e a esse menino que nasce dentro de nós, uma e outra vez, peço apenas que o meu Pai fique bem.
E não quero mais nenhum presente.Nem um.


Apenas esse.Chama-se VIDA.
Para sempre.

*

6 comentários:

erute disse...

Rezo contigo.

Anónimo disse...

Querida amiga...
Sofro por não poder ajudar...
A minha pequena ajuda será a minha oração!
A tua fé ensina-me muito. Rezo por ti, e pelo teu pai, mas sinto que tu é que devias rezar por mim, para que a minha fé cressse ainda mais, e te pudesse ajudar mais também...
Um grande beijo
Ana Lucas

Cat@ disse...

Meu amor, estamos juntas, sempre...
FOrça...

Anónimo disse...

Não sei o teu nome, mas gosto desses "0lhos..." e comovo-me. Rezo contigo pelo teu pai e por todos os que passam momentos assim!
Há muito sucesso no entanto! Confiemos em Deus. Sou da Covilhã e amiga de amigos teus. Espreita se puderes http://nasrodasdosonho.blogspot.com/
Beijinho e força

«The Blogger» disse...

Rita,
Neste momento difícil, estou ctg, estou a torcer pelo teu pai!
No que precisares e eu puder, lá estarei como sempre.
Bjinho carinhoso, FORÇA!

Anónimo disse...

que a distância nunca apague a nossa linda amizade...
rita estou contigo para o que der e vier...
muita força para ti e para a tuas familia tudo vai correr bem...

beijinhos grandes