quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Dois factos dos últimos dias...






1º- Timor vem ter comigo =)













Estava eu, esperando numa fila, quando olho para trás, atraída por um sotaque diferente e familiar ao mesmo tempo, olhei e era um grupo de Timorenses.
O meu coração disparou imediatamente de felicidade e eles ficaram a olhar para mim, porque não desviei o olhar...e num acto de loucura, perguntei (como se não fosse evidente...ahahah):


" São Timorenses?"


E esta pergunta bastou, para que trocassemos mais e mais palavras e sorrisos, percebi então que eles eram de Manatuto, precisamente o distrito onde fica Laclubar.Senti um acolhimento tão grande.A conversa desenrrolou-se como um novelo de lã colorida...
Bom, posso dizer que acabámos a jantar na mesma mesa, eu e mais um grupo de 8 Timorenses, duas raparigas e 6 rapazes, um deles Padre em Timor, em Baucau.Os outros todos estudantes cá.
Foi um momento de partilha fantástico e completamente inesperado, que me encheu o resto do dia que já tinha sido maravilhoso e a semana.O brilho nos olhos deles, era sem dúvida semelhante ao meu.Lembro-me de que naqueles instantes, não via nada á minha volta, e deixei a comida arrefecer, pois a conversa estava tão boa...Trocámos emails, telefones e no fim, quando nos despedimos, ambos agradecemos por aquele momento, eu pelo acolhimento, eles por saberem da minha possibilidade de ir um dia para o seu País.
Foi tão bom.E nestes momentos eu penso mais uma vez, nada é por acaso.
Ainda nessa manhã tinha percorrido os continentes...um a um, na minha oração contigo.E recordo-me que passei com tanto carinho pela Oceania.
Obrigado, por estes sinais...não sei se lhes posso chamar assim?Vá o meu caminho passar por Timor, ou não, senti que o povo Timorense está no meu coração...e de lá. já ninguém o tira, mesmo que eu quisesse.E ainda mal os conheço.
Vim para casa, como um criança que encontra um tesouro...assim mesmo.
Feliz.











2º- Chorar é bom...








Hoje, esperava pela Renata.
Ela atrasou-se 40 minutos, e eu durante esses 40 minutos, pensei em tantas coisas, que me deu um ataque de choro, meio silencioso, discreto, mas ainda assim, um ataque de choro, devo ter estado 30 minutos a chorar...constantemente, com lágrimas quentes e gordas, podia senti-las a rolarem pela face.
A verdade é que não me lembro da última vez que chorei assim, mesmo com tudo isto do meu Pai, nunca chorei assim, foi um chorar de alívio, de libertação...que me lavou por dentro e me fez um bem enorme, principalmente me acalmou e eu não estava nervosa...mas acalmei.Quando a Renata chegou, pensou que os 40 min, tinham sido responsáveis pelas lágrimas...não foram.E depois como sempre, demos boas gargalhadas juntas...
Chorar foi bom, porque não estava triste e fiquei ainda melhor.Se conseguisse explicar o que foi...?
E até agora eu não sei porque chorei ali, assim em plena rua, e daquela forma.Eu nunca fui de chorar muito.
Mas para tudo há uma primeira vez, e talvez esteja a descobrir coisas novas em mim, sentimentos novos, provocados por situações novas.Talvez um descarregar, talvez as lágrimas se tenham revoltado e quiseram ter lugar e vez, visto que o riso em mim, lhes ganhou sempre.
Mas hoje quem ganhou,mesmo assim foram elas.
Que não se habituem...porque isto faz arder os cantos dos olhos...








**

1 comentário:

Anónimo disse...

http://egasmoniz.blogs.sapo.pt/arquivo/amigo_chorar.jpg


beijinhu Núria!