quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

31º Encontro Europeu de Jovens de Taizé, em Bruxelas






Amanhã, parto para Bruxelas.
É desta forma que continuo a celebrar o natal e o nascimento de Cristo, com a família mundo.Essa que cultivo já há alguns anos.
Talvez fosse mais prudente ficar, permanecer aqui, onde é mais difícil.
Junto de 40.000 jovens de toda a Europa, que rezam ao nosso lado, que nos sorriem e cantam pelas ruas, com uma família que não conhecemos a abrir-nos as portas, é de facto mais fácil e tentador, partir, em vez de ficar.Tentador, mesmo que se coma mal, se passe muito frio e se possa vir a dormir no chão, já para não falar dos 2 dias de viagem a dormir no autocarro.O que é tudo isso?Comparado com o que recebemos e podemos dar?
Peregrinação de confiança sobre a Terra...assim a chamo.Tudo é um acto de confiança.
Mas é isto que o meu coração me diz, para fazer.É assim que busco forças, para levar o meu barco e sorrir todos os dias, mesmo perante a dor.Não faço mais do que ir á fonte e beber, para poder continuar o meu caminho.
Porque sei que de uma experiência assim, se regressa como uma taça a transbordar e com os olhos brilhantes e rasos de Amor.
Faço a mala, e faço-me á estrada, depois de ouvir o meu pai dizer: "Vai sim, tu precisas, que eu sei!Vai fazer-te bem."
Ele conhece-me bem e esta foi uma grande prenda que recebi, ir, com esta paz.



Este será o meu caminho até chegar.







Paris



Algumas horas em Paris, para descansar...cidade que conheço bem, mas que vale sempre a pena revisitar.





Amesterdão
Depois passamos um dia em Amesterdão.
E esta sim, é uma novidade para mim.A esta altura já devemos estar bem cansados, mas com a ansiedade de chegar a Bruxelas para o Encontro.





Bruxelas




E finalmente vou ver-me envolvida naquela multidão de gente, cansada mas feliz, prontos a celebrar juntos um novo ano que começa.Bruxelas também será uma descoberta.












Luxemburgo


No regresso, uma passagem pelo Luxemburgo, antes da paragem final, Lisboa.











40.000 jovens de toda a Europa e dos outros continentes vão reunir-se em Bruxelas de 29 de Dezembro a 2 de Janeiro.

Depois de Genebra, Zagreb, Milão, Lisboa, Hamburgo, o Encontro de Bruxelas será o trigésimo primeiro Encontro Europeu de Jovens animado por Taizé.
Os grupos de reflexão da parte da manhã vão reunir-se nos 180 pontos de acolhimento, que vão de Malines a Nivelles, de Alost a Louvain. As igrejas católica, protestantes e ortodoxas da Bélgica participam neste acolhimento. Para o preparar, trabalharam durante vários meses em colaboração com a Comunidade de Taizé. Milhares de famílias vão abrir as portas das suas casas aos jovens.
No final da manhã, os participantes vão dirigir-se à Brussels Expo para as refeições e orações (às 13:15 e às 19:00). Três pavilhões da Brussels Expo serão transformados em locais de oração. O irmão Alois falará aos jovens durante as orações da noite. A tradução em português poderá ser ouvida via rádio no pavilhão 12. Todas as gerações são convidadas a participar nas celebrações.


Nas tardes dos dias 30 e 31, os jovens poderão reflectir sobre vários temas, graças aos 19 workshops que lhes serão propostos. Cada participante poderá escolher em função dos seus interesses:

1.«De que fonte vivemos nós?» As fontes na bíblia, do Génesis ao Apocalipse: dos quatro rios do Paraíso ao rio de água viva que flui de Cristo;

2.Uma nova bússola: descobrir Deus não significa fugir da terra;

3.Globalização e crise financeira: que atitudes tomar e que caminho seguir para uma economia mais solidária? Tempo de partilha animado por um economista e por um irmão de Taizé;

4.Continuar a confiar perante o sofrimento, o fracasso e o luto: encontro com pessoas que trabalham em hospitais;

5.Europa, uma comunidade de valores, uma comunidade acolhedora: tempo de reflexão e partilha animado pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Jacques Barrot, e por um representante do Comité Económico e Social Europeu;

6.Como vêem os artistas belgas o ser humano? Dos primitivos flamengos aos vanguardistas de Bruxelas;

7.Partilhar através do canto: coros muçulmanos e cristãos cantam e colaboram.

...e ao todo são 19 workshops.



Nenhum de nós sabe ainda o que vai encontrar neste encontro, mas confia.É este confiar que torna este caminho um desafio.
Quando voltar a Lisboa, será já um ano novo, diferente.
Levo comigo todos os companheiros do caminho...e eles sabem quem são.



Um bom Ano a todos!

1 comentário:

Cat@ disse...

Alegro-me contigo e estarei lá contigo, no coração.
Beijo grande