quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sábado...dia de receber e de estar!
Eram 9h da manhã, quando acordámos todos com as passadas fortes do Luís a estremecer a casa, para ir tomar banho, foi o primeiro...a 2a fui eu, ás 9h30, anciosos por receber os amigos...que partiam ás 7h da manhã de Lisboa!
Mas com estas coisas há sempre atrasos, e ainda o resto da casa acordava,eu e o Luís tomámos o pequeno almoço, fomos ao pão fresquinho, o dia tinha amanhecido azul, e com um sol limpo e o calor apertava!
Mas quando chegámos á padaria perto das 11h, quase não havia pão, armados em meninos da cidade, nem pensámos que ali, as pessoas acordam cedo, e pelas 8h já tudo foi ao pão...bom trouxemos o que havia!
Depois descemos a rua, sentindo a aldeia mexer-se, na sua maioria emigrantes, a passar férias.
Tomámos um café e ficámos á conversa, como não o faziamos á muito tempo...e ali ficámos especados no café, á espera de ver passar os carros, do Jorge e da Ana, que teriam que passar pela ponte romana mesmo á nossa frente!
Pois, passou 1 hora e nada...os nossos pecoços sempre que ouviam um carro esticavam-se pareciamos umas tartarugas, anciosos por ver quem seria!
Até que nos ligam de casa, tinham chegado pelas 11h, e nós ali...bahhh!Como não os vimos não sei...
Fomos para casa, e a alegria sentia-se da porta...barulho, azáfama...
Preparámos as coisas para o grande churrasco e lá fomos para a beira do rio.

O Diogo fez-se á febra...e que boas que ficaram!

Eu e a Lena, tirámos a pele aos pimentos, foi tarefa árdua...

E o almoço foi servido, e que bem que soube aquela refeição...preparada com muito carinho, para os receber...a boa disposição aliada ao sol...fez desta tarde uma tarde inesquecivel.

E depois do almoço o que apetecia mesmo era uma soneca...enquantos outros foram tomar um café para acordar, pois a parte da tarde reservava uma visita ao Piódão, a 50 minutos dali...pelas curvas da serra!

O André foi o último a acabar...com muita calma, afinal férias são férias!
E aquele era o cenário perfeito para mim, os amigos, um rio sereno, verde a perder de vista...um paraíso...

E o chico, o ganso malvado que nos atacava, para defender as suas crias!
Digo já perigoso...muito mesmo!
O jorge correu á frente dele, e eu tive que pedir socorro e pus o café todo a rir, eu deste tamanho com medo de um ganso enrraivecido, porque ao que parece lhe roubaram a sua amada!
Mais para o fim dos dias , ficámos amigos...

A flor da amizade...

Uma passagem por casa, rápida para deixar tachos e panelas e lavar os dentes, o que provocou fila na sala de espera, visto a casa de banho ser só uma...lol!

E em direcção a essa aldeia linda, partimos serra fora...uma imensidão que nos lava a vista, nos faz sentir pequenos e grandes ao mesmo tempo, mais perto de algo que para mim é divino...

Aldeias aqui e ali cravadas na serra...

E eis o Piódão e a sua igreja branca...que se vê ao longe...o resto é tudo em Xisto!

Tivemos uma recepção única, com direito a provar licores típicos, o que nem pensámos em recusar, e até levámos uma garrafinha para a noite jogar ás cartas...Licor de mel e de zimbro, ou de castanha!

Bom a subida pelas ruelas apertadas, foi um trabalho de grupo, todos nos ajudámos e todos permanecemos juntos!

E descobrimos recantos mágicos, rodeados de uma serra que não tinha fim...

Parece que chgámos tarde para a festa...mas o Luís ainda deu um ar da sua graça!

Já mais acima a vista era de tirar a respiração...e aquelas casinhas pareciam de brincar!

Até que nos apareceu o Sr.Francisco, que nos explicou um pouco da história e tradições do Piódão, ali nascido e criado, via-se o gosto com que falava da sua terra, também ele andou por Lisboa e sabe o valor que dá ao sossego e á paz que ali se vive, embora a vida do campo seja dura...

Ali estivémos todos á conversa...seguindo o percurso que nos sugeriu!

E claro, princesas da cidade a descer xisto com chinelo de dedo, escorrega...e lá nos amparámos umas ás outras...mas que tristes figuras!

O sol começa a esconder-se mais cedo, por aquelas bandas...e o dia parece mais curto...mas eu ainda tinha esperança de encontrar a sua luz, ou réstia de luz...algures!

O regresso a casa, depois de levar 30 min a decidir onde iamos jantar, e foi mesmo para casa...
A viagem foi alucinante, com música alta, pela serra fora, acordando o fim do dia...as cores laranja lá atrás deixavam-me certa que teria sido um pôr do sol fantástico mas que perdemos...

Ba da di ba da dá...ba da di, ba dá dá...a LOUCURA naquele carro, no carro da frente todos dormiam!LOL

Um cheirinho das cores do fim deste dia lindo...

Bom e chegar a casa, foi a confusão engraçada de preparar o jantar para muitos...

O cozinheiro de serviço, que revelou dotes nunca antes conhecidos!!Jorge Mestre!

E mais rotos que tudo, ainda tivemos forças para ir ao café depois de um batalhão de loiça para lavar e secar...mas entre todos, acaba por ser divertido!

E a noite não ficou por aqui, uma caminhada ao anjo da Guarda, uma estátua enorme, no alto da aldeia, com uma vista fantástica...e naquela noite uma lua o céu, que encantava, ali ficámos á conversa e a cantar...foi um momento especial!

As coisas simples sabem bem...sem grandes planos, e assim calmas!

Relembrei uma oração de pequenina, ali mesmo...

"Anjo da guarda, minha doce companhia, guarda a minha alma de noite e de dia."

Esta era a Lua que nos viu...e ouviu!

Fomos para casa, terminar o licor e houve quem jogasse sueca até ás 4h, e que me fez bater com o telemóvel na parede umas 50 x, para ver se falavam mais baixo...ai noites assim, prefiro as melgas...a vocês mais a sueca!

O grande dia juntos, tinha terminado, mas cheio de coisas boas para recordar, como agora o faço, cheia de saudades...