sábado, 20 de setembro de 2008

Campo missionário

8 a 17 de Setembro

Centro de recuperação de Menores - Assumar - Portalegre






Ainda não me sinto preparada para relatar esta experiência, que em tudo me abanou...mas ficam as imagens e algumas impressões, ainda que ao de leve.



Nunca tinha trabalhado tão de perto e durante tanto tempo, com crianças e jovens portadores de deficiência mental e fisica, profunda e moderada.Foi um desafio que aceitei.
Descobri, que há quem dedique a sua vida inteira a ser mãe e pai destas meninas, com um amor maior que tudo...capaz de abraçar a maior diferença.









Aos poucos fui aprendendo, que são elas que nos ensinam a vida, e que nós nada sabemos...







Porque na sua diferença, há muito de igual, ao que somos...



E para as fazer felizes, bastam gestos tão simples...não exigem, não julgam, amam do seu jeito...auxiliam e são sensivéis a tantas coisas que nós não vemos.

As manhãs eram passadas nas unidades, a ajudar em tudo o que fosse necessário, e as tardes de formação...pela tardinha, voltávamos, para o jantar e deitar as nossas meninas, com o carinho de mães.


Eu e a Catarrriiinnnaa, a minha companheira de missão, que me ensinou muito, me aturou muito e fica para sempre o que partilhámos, partir contigo em missão seria uma alegria enorme.



Um reencontro com o passado, mas num presente muito concreto, a Ana Lucas, que nos foi visitar no dia da missa de envio da sua mana Leonor, para Moçambique.Ela que caminhou comigo durante 4 anos um caminho que me permite hoje, estar aqui, com mais clareza e certeza...




Passagem do testemunho, das meninas que chegaram de Moçambique e das que vão, a Leonor e a Susana.










Um envio, que em tudo teve simplicidade...





A Leonorrra, pronta para partir, com a Tishirt que lhe pintámos, a cruz da missão e a sua capulana com o Badoca.Obrigado pela tua alegria, que contagia...




Trabalhando para dar cor á casa e festejar a vida...por mais dura que ela seja.



Colorindo...

E aqueles corredores encheram-se de cor...


As nossas meninas no pátio, prontas para a festa!


Melhor que o Assumar não há...não há, não há...



Foi a alegria...

Cantar, cantar, cantar...



Depois de uma semana de trabalho e formação, pelas unidades, houve um momento que foi um obrigado, muito simples, ao que elas nos deram...de tão valioso.

E no regresso a casa, ficam os sorrisos missionários e dispostos a dar a sua vida...





Aqueles corredores, permanecem agora no mesmo silêncio, em que os encontrei...e isso custa-me,mas na memória e no coração de todas nós, de quem lá ficou e de quem partiu, está a alegria destes dias...algo que não se explica.Algo que estou certa, ficará para sempre.
Sei que a vida ali dentro, pode ser sempre igual e sem cor, mas em que outro sitio, encontrariam elas um lar?Alguém que as ame, como aquela equipa de, Irmãs, Psicólogos, enfermeiros, educadoras, auxiliares...todos.
Capazes de as aceitar como são, e prolongar a sua vida, com os cuidados necessários...e dignos, como merecem.
Amando-as.Só assim é e foi possivel.











Prometo voltar.
Pelo natal.
Até breve.




(ainda faltam as fotos do badoca parque, onde passámos um dia maravilhoso...)

2 comentários:

lucie disse...

partir...

(:

Peregrina disse...

Obrigado pela partilha Rita!
Também já fiz uma experiencia semelhante em Fátima no Centro João Paulo II.
Se dificil é entrar mais dificil é sair!
Eles enchem o nosso coração! e com eles cada gesto, cada coisa que se faça ou diga, tem um sentido tão mais especial que no nosso dia a dia!
Parabens pela ousadia!

Bjs
Anita (de Peniche e leitora assidua do seu blog!)