quinta-feira, 5 de junho de 2008

Um pedido...










Amigos, preciso da vossa ajuda.


Hoje tivemos lá na escola, a visita de um grupo de Eslovenos, professores e educadores, de visita a Lisboa, eram 40.Eram dessa cidade pequena, mas lindíssima, Lubliana, onde já tive o prazer de estar, quando regressava de Zagreb.
Isso inspirou-me para a minha prova prática(prova final) com eles, e o tema que me surgiu foi as "Crianças do Mundo."
Ou seja, vou apresentar-lhes o máximo de coisas que puder, pegando em crianças dos 5 continentes, uma de cada.
Mas aí vem a vossa ajuda, eu preciso de tudo o que me possam arranjar, que tenham acerca de outros continentes, desde informação a objectos , vestuário, adereços, música, tudo.
Dou alguns exemplos: Trajes Típicos, Africanos, da China, da América, adereços, chapéus, tipos de casas, em miniatura, alimentos que conheçam e eu não...sapatos, brincadeiras, brinquedos, tudo o que tiverem e acham que podem ajudar.Sejam coisas de onde for, estranhas ou não.
Tudo o que for emprestado tem um V de volta, e será tudo bem cuidado.
A ideia é apresentar-lhes cada menino, falando das suas tradições, cultura, alimentação, vestuário, etc...e que eles entendam as diferenças, e possam tocar, provar, cheiros, sentir essas diferenças perto...palpáveis.
Bom conto com a vossa ajuda...seja no que for.Nem que seja uma estátua de outro país de pau preto.
Eu já recolhi algumas coisas, como um pano africano, mas vou precisar de mais, e uma camisa chinesa, vou cozinhar mandioca, e arroz chau chau, fazer algumas infusões, mas preciso de pesquisar ainda.
Quero que eles viagem, sem sair do lugar...e sintam o mais possivel,que existem outros meninos e meninas tão diferentes, quero que imaginem como é viver numa selva, num deserto, numa ilha...como é ter muita coisa, ou não ter quase nada, mas ainda assim ser feliz.

Ai tantas ideias...a fervilhar, mas preciso de material...concreto.
Por favor acusem-se...e vão deixando comentários do que podem ter, ou arranjar, eu vou buscar tudo onde for preciso.
Seria mesmo uma grande ajuda.


(Sei que esta não será apenas uma prova prática, mas vai deixar neles, o gosto por ir e descobrir o mundo, que é tão grande e tão diferente.)




Obrigado=)


1 comentário:

Anónimo disse...

Nota 5 =) tudo bom para ti!
Tenho algumas coisas que talvez possas usar... traje japonês,e alguns artefactos ... quando quiseres !!!
Beijos muitos
Áurea