quinta-feira, 15 de maio de 2008

A noite faz-me sempre pensar...PAI.












É o melhor homem que eu conheço,e não o digo apenas por ser meu PAI...desperta em mim e em todos os que fazem parte da vida dele,uma ternura desmedida...pela sua capacidade e maneira de amar todos os seus amigos,a bondade extrema de que é feita a sua alma,o riso luminoso e sincero que a mim,me derrete o coração...todas estas qualidades,fazem com que todos o procurem para uma palavra,um abraço,uma luz...os que o escolhem para desabafar,saem de lá esperançados,sendo algumas das vezes ele,que fica mais fragilizado por saber que as pessoas que ama,têm que passar por certas provações ,e EU SEI, que tomaria todas as dores para ele,se tal fosse possível...

Mas neste momento tem as dores dele, também , com ele próprio.Sofre por ele, e pela sua provação, desta vez.

E eu estou a deixar que inevitávelmente isso me afecte...esta espera pela cirurgia, desfaz-nos por dentro.Isso nota-se no meu sorriso, e na forma como estou, porque sempre me assola uma preocupação, visivel aos olhos dos mais atentos.

A saúde faz-lhe tanta falta...aquela que tinha e da qual gozou anos e anos.Mesmo assim, sabe viver com tudo o que tem passado, e é um exemplo de força...que me vai inspirar sempre,pela vida fora.E todos os que me ouvirem falar dele, irão sentir este orgulho que guardo no peito e no doce da voz...quando digo PAI.

Hoje,já reformado,é uma paz de alma,vive para casa e para nós; se lhe ligar a meio da tarde a pedir algum material para o dia seguinte, quando chego a casa já lá está, porque ele tem tempo e gosta de sair e ajudar, tem a sua família debaixo de olho, 24horas por dia, mas passa a maior parte do seu tempo, que eu sei a sonhar com a sua pequena e branca vila do Alentejo, onde nasceu e cresceu...e com a casa que está lá fechada á espera de melhores dias...imaginando as planícies verdes ao seu redor.
Mas ele sabe, que se ele não a gozar, eu irei tomar conta dela e mimá-la como ele sonhou fazer.E será um recanto cheio de boas recordações e harmonia.
Gosta de rir, de cozinhar e tem uma mão para a cozinha, incrivel. Tudo o que faz, sai com aquele carinho e sabor únicos, que mais ninguém tem, para mim.
Mas como é um homem que sente demasiado,também preza muito os seus momentos,onde repousa todas as emoções; E nisso eu saio a ele.


Espreito-o agora...e de óculos na ponta do nariz, livro na mão, sentado no sofá azul de sempre, com os calções verdes e fhones nos ouvidos, saboreia a sua música antiga, como Zeca Afonso e tantos outros...sabe-se lá onde estará ele neste momento, ali, não será de certeza, porque eu conheço-o, e em alguns momentos, EU, SOU ELE (...)

Sem comentários: